Ordem gaúcha cria Comitê de Mobilização para a Reforma Política


26.06.13 | Advocacia

A iniciativa reforça as ações em defesa do movimento "Eleições Limpas". Por meio do site www.eleicoeslimpas.org.br é possível assinar eletronicamente o projeto de iniciativa popular.

A OAB/RS criou, nesta segunda-feira (24), o Comitê Estadual de Mobilização para a Reforma Política. A iniciativa reforça as ações em defesa do movimento "Eleições Limpas".

Segundo o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, a Ordem gaúcha foi uma das primeiras seccionais a aderir à campanha nacional pela coleta de 1,5 milhões assinaturas em defesa da reforma política e pelo combate à corrupção. A mobilização foi lançada, também nesta segunda, em Brasília, pelo Conselho Federal da OAB, com a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE). Por meio do site www.eleicoeslimpas.org.br é possível assinar eletronicamente o projeto de iniciativa popular.

Na última sexta-feira (21), a OAB/RS sediou debate sobre a reforma política para o fortalecimento da democracia em razão das manifestações que estão ocorrendo pelo País. Na ocasião, o relator do projeto de reforma política na Câmara, Henrique Fontana, abordou mudanças no atual modelo partidário-eleitoral.

Pelo Twitter @MMBertoluci, o presidente da OAB/RS declarou: "A OAB/RS promoveu audiência para aprofundar as discussões sobre o tema e já iniciou a coleta de assinaturas em apoio à proposta, além de criarmos um grupo para tratar da mobilização em torno da reforma política no âmbito da seccional. As 106 subseções gaúchas serão mobilizadas em defesa do projeto, a exemplo da atuação pela transparência dos gastos públicos. Além disso, vamos para a Esquina Democrática, na Capital, coletar assinaturas. Precisamos fortalecer a democracia, pois a sociedade está inconformada com o atual sistema político em que os partidos estão fracos e os agentes públicos desacreditados".

O Comitê Estadual de Mobilização para a Reforma Política é coordenado por Fabiana Azevedo da Cunha Barth (conselheira seccional e presidente da Comissão da Advocacia Pública - CAP). São ainda integrantes Matheus Portella Ayres Torres (conselheiro seccional e presidente da Comissão do Jovem Advogado) e Silvio Guido Fioravanti Jardim (membro da CAP).

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759