Espaço PJe esclarece dúvidas sobre processo eletrônico no Foro Trabalhista de Porto Alegre


26.06.13 | Advocacia

Atendendo pedido da OAB/RS, a Justiça do Trabalho gaúcha também disponibiliza outro canal para esclarecimento de dúvidas: o telefone (51) 3255-2700.

Está em funcionamento no Foro Trabalhista de Porto Alegre o "Espaço PJe", logo na entrada da galeria principal, ao lado do balcão de informações. No local, servidores da Distribuição esclarecem dúvidas relacionadas ao processo eletrônico (PJe-JT): como acessar o sistema, efetuar cadastro do advogado, ajuizar um processo, peticionar, dentre outras informações. O espaço fica aberto em dias úteis, das 10h às 18h.

Atendendo pedido da OAB/RS, a Justiça do Trabalho gaúcha também disponibiliza outro canal para esclarecimento de dúvidas: o telefone (51) 3255-2700.

O processo eletrônico, que já funciona em nove cidades do Estado, será implantado em julho no Foro Trabalhista de Canoas e em setembro, nas 30 Varas do Trabalho da Capital. Os processos ajuizados a partir da implantação tramitarão eletronicamente do inicio ao fim. Os antigos permanecerão em papel.

O presidente da Comissão de Direito de Tecnologia da Informação da OAB/RS (CEDTI), Carlos Thomaz Ávila Albornoz, destacou que "o processo eletrônico é um tema a ser discutido com exaustão. Pois, ele só se justificará se for um facilitador do processo. Este é um assunto de discussão para todos os operadores do Direito e a OAB/RS está à disposição para manter o diálogo e participar ativamente desta seara". O dirigente também salientou que a OAB/RS, por meio de sua Comissão de Direito de Tecnologia, permanecerá em constante comunicação com TRT4 para o aperfeiçoamento do sistema.

Segundo o TRT4, para utilizar o sistema os advogados e devem obter certificado digital, configurar o computador e efetuar o cadastro. Todas essas orientações estão na página do PJe-JT na 4ª Região.

Comunicação Social da OAB/RS