Com o objetivo de desenvolver um plano de ações e planejamento estratégicos, até final deste mês, o programa terá percorrido as 106 subseções.
O coordenador das subseções e conselheiro seccional, Jorge Fara, percorreu, ao longo desta quinta-feira (20), as subseções de Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio.
Os encontros dão prosseguimento ao projeto de interiorização e regionalização da OAB/RS, que até final deste mês, terá percorrido as 106 subseções. O objetivo é desenvolver um plano de ações e planejamento estratégicos. Os dados levantados serão entregues à diretoria da entidade, para o estabelecimento das principais prioridades de investimentos da Ordem gaúcha.
Um dos pontos apontados por todas as subseções é a preocupação com a implementação do processo eletrônico.
As dificuldades com o sinal de internet e também de acesso nas ferramentas do sistema são as mais frequentes reclamações.
Segundo Fara, a Ordem gaúcha apoia o processo eletrônico, desde que ele não se configure em uma forma excludente da advocacia. "É importantíssimo que as subseções estejam equipadas com as ferramentas tecnológicas necessárias, para que os advogados utilizem o espaço da OAB e possam ter amplo acesso ao processo eletrônico".
Outra forma de minimizar os problemas da instalação precoce da ferramenta é a capacitação da advocacia. " A Ordem gaúcha está treinando seus colaboradores, para que estes estejam aptos a auxiliarem tanto os advogados, bem como os funcionários das subseções. Também ressalto que a Caravana Digital que leva os cursos sobre como utilizar o processo eletrônico dos Tribunais iniciará a sua segunda edição, no próximo mês de julho".
Fara destacou também aos presidentes das subseções a importância dos advogados fazerem a certificação digital.
Em todas as subseções, Fara reforçou a importância da OABPrev e da COOABcred-RS para toda a advocacia. "Precisamos fomentar nos profissionais a importância de pensar no nosso futuro e de nossa família, por meio de filiação à previdência pública e também da contratação de uma complementar. Outro ponto importante é a nossa cooperativa, que é filiada ao banco Sicredi e inclui diversos serviços com menor custo, além de poder ser usada como um agente financeiro seguro" lembrou.
Confira os temas abordados em cada subseção:
Sapiranga
Na primeira reunião do dia, Fara reuniu-se com a vice-presidente da subseção de Sapiranga, Iara Teresinha Magajewski Averbeck.
De acordo com Iara, no município não há uma internet de qualidade. "Além de permanecer horas sem sinal, o que acaba atrapalhando o exercício profissional dos advogados no processo eletrônico, é ineficaz em certos pontos da cidade", apontou Iara.
No final da reunião, a dirigente também apontou a necessidade da construção da sede própria da subseção.
Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, Fara foi recebido pela presidente da subseção, Ivete Dieter e pelo conselheiro seccional Carlos Henrique Klaser Filho.
Ivete relatou que a OAB local tem investido muito em eventos para os jovens advogados. "Temos que pensar no futuro da entidade e demostrar que a Ordem está de braços abertos para os novos colegas, para auxiliá-los sempre que eles precisarem".
Além disso, Ivete também destacou que "é muito importante este trabalho da coordenadoria, pois precisamos discutir a gestão da OAB, para que sempre possamos oferecer o melhor para os advogados".
São Leopoldo
Acompanhada do conselheiro seccional João Cláudio da Silva, a secretária-geral de São Leopoldo, Cristine Ruckert. recepcionou Fara.
Cristine manifestou a importância da presença da Escola Superior de Advocacia (ESA) nas OABs do Interior. "Queremos trazer mais cursos presenciais e telepresenciais para os advogados da subseção, para dessa maneira, termos a possibilidade de qualificar a advocacia da região".
Sapucaia do Sul
Já no início da tarde, Fara reuniu-se com o presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Roger Eridson Dorneles.
Conforme Dorneles a seccional irmanada com as subseções deve cada dia mais, investir e divulgar a importância dos advogados terem a certificação digital. "Sabemos que o profissional que não fizer a sua, não poderá exercer a profissão. Por isso, a OAB tem um papel fundamental nesta questão".
Outro ponto abordado por Dorneles foi a construção de uma sede própria para a advocacia sapucaiense.
Esteio
O presidente da OAB Esteio, Cristiano Coelho Bornéo destacou a Fara sobre a preocupação com o aperfeiçoamento profissional e principalmente em relação ao processo eletrônico.
"Precisamos subsidiar os advogados de maneira que eles possam enfrentar os problemas do processo eletrônico. Por isso precisamos realizar cursos sobre o assunto para os nossos funcionários e também para os profissionais".
Outro ponto referido foi o interesse de realização de mais cursos presenciais da ESA, tendo assuntos atuais tais como o processo eletrônico e suas diferentes plataformas.
Juliana Jeziorny
Jornalista – MTB 15.416