Na última quinta (16) e sexta-feira (17), Fara reuniu-se com advogados de Canguçu, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Lajeado, Estrela, Encantado, Soledade, Carazinho, Não-Me-Toque, Tapera, Ibirubá, Espumoso, Salto do Jacuí e Sobradinho.
Por meio da Coordenadoria das Subseções (CSS), o projeto de interiorização e regionalização da OAB/RS, que iniciou no mês de abril, percorreu na última quinta (16) e sexta-feira (17), as OABs de Canguçu, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Lajeado, Estrela, Encantado, Soledade, Carazinho, Não-Me-Toque, Tapera, Ibirubá, Espumoso, Salto do Jacuí e Sobradinho.
Até agora, o coordenador das subseções e conselheiro seccional Jorge Fara, já esteve em 66 das 106 OABs, com o intuito de verificar quais são as reais necessidades das subseções, para que posteriormente esse levantamento seja entregue ao presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, para que ele, em conjunto com a diretoria, defina as prioridades de investimento da entidade, assim como elabore um plano de gestão para a Ordem gaúcha.
De acordo com Fara, "esse é um pensamento da nova gestão, de instrumentalizar a Ordem gaúcha para que possamos enxergar a OAB/RS como um sistema único e integrado".
Saiba o que foi tratado nas reuniões:
Canguçu
O presidente da subseção, Arlei Idiartt Leal, recebeu Fara e relatou a importância e a necessidade de contar ainda mais com os cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA). "Queremos receber, tanto as palestras presenciais assim como telepresenciais, para realizar a atualização do advogado local", afirmou.
O dirigente também constatou a necessidade de maior acompanhamento em relação aos processos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), assim como relatou problemas na prestação jurisdicional na cidade.
Para enfrentar o processo eletrônico, foi informada a necessidade de melhora nos equipamentos de informática.
Encruzilhada do Sul
Na segunda reunião com as subseções, Fara se encontrou com o presidente Jeferson Rodrigues. Entre os principais pontos tratados estiveram problemas relacionados ao desrespeito às prerrogativas dos advogados, assim como dificuldades na prestação jurisdicional da comarca. As dificuldades no estabelecimento de convênios para a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) também foi uma das pautas discutidas.
No final, Rodrigues, falou sobre a importância da atualização profissional dos advogados, que é uma das premissas da nova gestão. "Temos aqui na nossa cidade muitos profissionais que recém estão saindo da faculdade, e estão procurando por uma maior qualificação, assim como advogados que estão há mais tempo atuando, e buscam uma atualização", relatou.
Rio Pardo
Na OAB de Rio Pardo, foi identificado um problema na falta de servidores na comarca, o que acaba gerando dificuldades na prestação jurisdicional à população.
De acordo com a presidente, Marlei Salete Flores, um dos principais objetivos da gestão é agregar cada vez mais os advogados da subseção, através de encontros que possibilitem a discussão de temas de relevância do mundo jurídico. Outro objetivo da gestão também é aumentar a interação da advocacia com a sociedade, através de uma valorização dos profissionais no município.
Lajeado
Em encontro com a diretoria, foi destacada a importância do aumento dos cursos presenciais, assim como os telepresenciais, para o aperfeiçoamento profissional dos advogados.
Em seguida, a defesa intransigente das prerrogativas e também a fiscalização do exercício profissional foram frisados como uma das principais bandeiras da atual gestão local.
Estrela
Na OAB Estrela, Fara foi recebido pelo presidente, Daniel Horn, e pela diretoria. O principal problema constatado foi com as ferramentas tecnológicas, computadores e internet, que influenciam diretamente no exercício profissional dos advogados. "Precisamos ter equipamentos que possam ser compatíveis com o processo eletrônico", afirmou o dirigente.
Por fim, foi relatada a demanda dos advogados da região quanto aos cursos telepresenciais e presenciais da ESA, principalmente aqueles que versam sobre o processo eletrônico.
Encantado
Entre os principais requisitos da subseção, estão o criação de uma terceira Vara, assim como a elevação de entrância da comarca.
Novos recursos tecnológicos também foi uma das pautas da reunião, de acordo com os dirigentes da subseção, os equipamentos precisam ser melhorados, para que as demandas dos advogados que utilizam as salas no Foro e na Vara do Trabalho, sejam atendidas.
Por fim, foi apontada a implementação dos cursos telepresenciais na OAB local. Acompanhou Fara nas reuniões de Encantado, Lajeado e Estrela, o ex-coordenador das subseções, o advogado Nelson Fensterseifer.
Soledade
O secretário-geral, Bruno Borges Zorthea, foi quem recebeu a Coordenadoria das Subseções. Na pauta do encontro estiveram o interesse dos dirigentes da subseção em implementar os cursos presenciais e também telepresenciais da ESA.
Em seguida, foram relatadas as necessidades de provimentos de cargos no Judiciário local, pois isso acarreta em uma morosidade na prestação jurisdicional na comarca, o que influi diretamente no exercício da advocacia.
Carazinho
Retomando os trabalhos do projeto de regionalização e interiorização da OAB/RS, Fara foi recebido pelo presidente, Júlio Eduardo Piva, acompanhado de sua diretoria e também do presidente da Comissão de Acesso à Justiça da Ordem gaúcha, conselheiro seccional César Souza, e do também conselheiro seccional, Luciano Hillebrand Feldmann.
Os cursos presenciais para os advogados foi uma das pautas da reunião. Segundo Piva, "é preciso incentivar o aperfeiçoamento de todos os profissionais da região, assim como de todo o Estado", frisou o dirigente.
Também foi dito que a OAB local tem o projeto de aproximação com as universidades de Direito, para que os estudantes estejam cada vez mais cedo em contato com a Ordem gaúcha.
Outro ponto destacado foi a busca de uma maior integração e unificação dos advogados da subseção. "Precisamos nos reunir para que possamos discutir assuntos relevantes da advocacia", destacou Piva.
Não-Me-Toque
Na subseção local, a presidente, Nara Piccinini da Silva, juntamente com a sua diretoria, recebeu Fara. O principal problema apontado pelos dirigentes foi a falta de servidores no Judiciário, que está gerando uma morosidade na apreciação dos processos, motivando um prejuízo para os advogados e para o jurisdicionado.
Também foi dito que um dos objetivos da gestão é o aumento da integração entre os advogados da cidade e também de outros municípios, através de encontros para discutir temas diversos da advocacia.
Tapera
"Necessitamos que o advogado sempre esteja em busca do aperfeiçoamento profissional", com essa afirmativa, o presidente da subseção, Paulo Roberto Crestani, justificou a solicitação de mais cursos presenciais e telepresenciais por parte da Escola Superior de Advocacia (ESA).
No final, o dirigente destacou a necessidade de manter uma atualização constante do cadastro dos advogados da subseção. Neste encontro também esteve presente o juiz da comarca, Marcos Henrique Reichelt, que revelou a saudável integração da advocacia com o judiciário, o que proporciona o aperfeiçoamento na aplicação da justiça.
Ibirubá
A presidente, Kathia Margareth Guimarães Krug, em conjunto com a sua diretoria, deliberou que uma das suas principais bandeiras é a organização e também a elaboração de um planejamento estratégico para a subseção.
Outro ponto abordado foi a maior integração da classe, para que sejam debatidos temas da advocacia, gerando uma maior interação, e consequentemente uma valorização perante a sociedade.
Também foi constatada a necessidade de treinamento dos conselheiros da subseção acerca dos procedimentos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
No final da reunião, foi apontado os problemas de prestação jurisdicional na comarca, que hoje carece de servidores para suprir a demanda de processos.
Espumoso
A integração entre os advogados da subseção foi um dos primeiros objetivos levantados pela presidente, Marcia Zuffo. Por meio de reuniões, a dirigente quer que os profissionais se reúnam para debater problemas que estão ocorrendo na comarca.
Por fim, a dirigente relatou dificuldades quanto ao aviltamento de honorários advocatícios. Segundo Fara, a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) está atenta a todos os tipos de violação de prerrogativas, e que, em breve, será iniciada novamente o projeto da caravana das prerrogativas.
Salto do Jacuí
O presidente, Alfonso Felício Fagundes, com a diretoria da subseção, encontrou-se com Fara com uma principal preocupação: o processo eletrônico. Aos advogados da subseção, Fara lembrou que essa nova ferramenta veio para auxiliar os profissionais, e não excluí-los, como acontece atualmente.
Para amenizar os problemas, a OAB local destacou a importância de uma melhora nos equipamentos tecnológicos, e também o desejo de ter mais cursos presenciais e telepresenciais que tratem do processo eletrônico.
Sobradinho
Para o presidente da OAB local, Vilson Roberto Pohlmann, um dos principais problemas é com relação ao estabelecimento de convênios para a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) local.
Pohlmann também destacou que um dos objetivos fundamentais da gestão é aproximar os jovens advogados da subseção. "Pretendemos começar um trabalho na universidade, para que os futuros profissionais obtenham suas carteiras de estagiários e já iniciem um contato direto com a OAB/RS desde cedo", destacou o dirigente.
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715