OAB/RS e TRT4 planejam parceria para capacitar os advogados para operarem o PJe-JT


13.05.13 | Advocacia

A parceria pretende atingir o grande número de profissionais que utilizarão a ferramenta a partir do segundo semestre, diante da confirmação do Tribunal da implantação do sistema nas Varas do Trabalho de Canoas e de Porto Alegre.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI) da entidade, conselheiro seccional Carlos Ávila Albornoz, participou, nesta quinta-feira (09), de reunião no TRT4, onde foi proposto o estabelecimento de uma parceria junto a OAB, visando a capacitação de advogados para o uso do PJe-JT.

Conforme o dirigente, que estava acompanhado do vice-presidente e do membro da CEDTI, Miguel Ramos e Cézar Sulzbach, o TRT4 confirmou a implantação do Processo Judicial Eletrônico nas cinco Varas do Trabalho de Canoas até 26 de julho, e nas 30 unidades de Porto Alegre, até 27 de setembro.

A medida atende as recomendações do novo presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que pediu prioridade na implantação do sistema nas capitais e cidades de maior movimento processual dos cinco maiores TRTs.

No formato proposto, o TRT4 capacitaria profissionais indicados pela OAB/RS para serem multiplicadores do conhecimento necessário para operar o sistema, e a partir disso, a seccional poderia promover os treinamentos, contando com o suporte do TRT4. A parceria pretende atingir o grande número de advogados que utilizarão a ferramenta a partir do segundo semestre.

Na tarde desta sexta-feira (10), os dirigentes da CEDTI se reuniram com a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert, para estabelecer um plano de ação visando o treinamento dos advogados da Comarca, com o objetivo de minimizar o impacto da implantação do sistema.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528