Cartilha de Direitos Humanos será lançada pela Ordem gaúcha


23.04.13 | Advocacia

Durante o ato, que será realizado nesta terça-feira (23), às 19h, serão empossados advogados membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS.

Será lançada pela Ordem gaúcha, nesta terça-feira (23), a Cartilha de Direitos Humanos, que visa orientar a comunidade sobre os direitos fundamentais na sociedade.

O ato será realizado, às 19h, no Auditório Guilherme Schültz Filho, no 2º andar da entidade. Na ocasião, ainda tomarão posse os advogados membros da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS.

Segundo o coordenador-geral da CDH, conselheiro seccional Rodrigo Puggina, o objetivo principal da cartilha é a de informar sobre os direitos essenciais para qualquer subsistência e exercício da cidadania. "A constituição coletiva deste material, com a contribuição de dezenas de advogados membros da CDH, é tarefa extremamente árdua. Além de tentar desmistificar o conceito de direitos humanos, a Ordem busca a constante conexão e fortalecimento com a sociedade civil, bem como o permanente diálogo com os órgãos representativos do Estado, lutando sempre pela defesa, garantia e promoção dos direitos humanos", afirmou Puggina, destacando que a cartilha foi idealizada e elaborada pelo então coordenador-geral da CDH e atual secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier.

Com a cartilha, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destacou que a entidade pretende ver as pessoas preparadas e conscientizadas minimamente para protegerem os seus próprios direitos e os de terceiros, a partir do reconhecimento da dignidade do ser humano como um valor essencial ao Estado Democrático de Direito. "A construção cotidiana dessa postura, por certo, é missão de toda a instituição democrática, fortalecendo, assim, o ambiente de paz e harmonia social sem os quais não se edifica uma convivência fraterna e igualitária", declarou Bertoluci.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759