Município de Santa Rosa receberá apenas processos eletrônicos


24.10.12 | Trabalhista

Magistrados avaliam que, no âmbito da Justiça trabalhista, um processo poderá ser solucionado em até 100 dias na 1ª instância.

O município de Santa Rosa (RS) receberá sua segunda Vara do Trabalho no dia 30 de outubro. A inauguração está agendada para as 11h, no Foro Trabalhista da cidade. A nova unidade virá acompanhada do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), que também será instalado na 1ª Vara. Assim, todos os processos ajuizados na cidade a partir desta data serão 100% eletrônicos. As reclamatórias antigas permanecerão com autos em papel até o arquivamento.
 
A chegada do sistema também deve oferecer à região uma jurisdição mais célere, pois o sistema automatiza procedimentos manuais, como a autuação (montagem do caderno processual), a juntada de documentos e o agendamento de audiências.
 
Nesta semana, o TRT4 treinará os servidores e os magistrados que atuam no local para operação do PJe-JT. Serão formadas duas turmas de servidores, bem como os magistrados atuantes na Justiça do Trabalho na cidade. Ambas as atividades ocorrerão no Campos da Unijuí em Santa Rosa.
 
Conforme o juiz Cláudio Roberto Ost, titular da 1ª Vara do Trabalho de Santa Rosa, os treinamentos consolidarão um trabalho que já vem sendo feito com a equipe por meio de outras ações. "Eu sempre entendi o processo judicial como um meio de melhorar a vida da comunidade. E os recursos tecnológicos fazem parte disso, agregam valor e celeridade ao nosso trabalho", avalia.

Segundo o magistrado, haverá um ganho significativo na celeridade da tramitação dos processos com o sistema. O magistrado estima que, a médio prazo, considerando-se as características de Santa Rosa, um processo possa ser solucionado, em 1ª instância, dentro de 100 dias. "Se atingirmos este resultado, que eu tenho como meta, o processo eletrônico estará pleno de êxito", enfatiza.
 
Em 2011, Santa Rosa recebeu aproximadamente 1,2 mil novos processos. A unidade também atende aos municípios de Alecrim, Alegria, Campinas das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santo Cristo, Senador Salgado Filho, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi e Ubiretama.

Fonte: TRT4