Lamachia recebe presidente da Agetra para tratar de honorários


05.06.12 | Advocacia

Entre as questões mais problemáticas, estão a interferência nos acordos de honorários contratuais por parte de magistrados da Justiça do Trabalho.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, na tarde desta segunda-feira (05), o presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, Pedro Osório. Estavam presentes ainda a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; e a coordenadora da Casa do Advogado e do Departamento Cultural, conselheiro seccional Regina Guimarães.

Na ocasião, os dirigentes trataram sobre aviltamento de honorários em algumas Varas da Justiça do Trabalho da Capital e do Interior do Estado. "Trata-se de um problema que merece uma atenção especial por parte da Ordem gaúcha", afirmou Lamachia, que lembrou das recentes intervensoes da OAB/RS oficiando magistrados. 

Entre as questões mais problemáticas, estão a interferência nos acordos de honorários contratuais por parte de magistrados da Justiça do Trabalho. Os advogados, durante a Caravana das Prerrogativas, que percorreu as 106 subseções da OAB/RS, fizeram diversas reclamações em relação à prática nas Varas do Trabalho em algumas cidades. Há casos em que os honorários advocatícios foram limitados a 15%, devendo ainda ser abatidos deste valor quaisquer outras despesas pagas pelo cliente.

Lamachia salientou que a entidade vem empenhando esforços na luta pela valorização dos honorários advocatícios. Uma das ações da entidade foi a criação de uma ouvidoria especial, vinculada ao gabinete da presidência, na qual os advogados mantém contato permanente com a entidade. 

Para tratar da questão no âmbito da Justiça do Trabalho, a OAB/RS e a Agetra agendarão reunião com a administração do TRT4.