Após as explanações, houve entrega de um certificado de honra ao Mérito para as representantes das comissões da Mulher Advogada do Interior.
Durante a tarde desta quinta-feira (12), a Comissão da Mulher Advogada realizou painéis sobre a história de luta das mulheres e seu protagonismo no contexto social, a violência por razões de gênero, a lei Maria da Penha, o direito ao trabalho e a legislação trabalhista.
A presidente da CMA e conselheira seccional Carmelina Mazzardo foi a coordenadora do evento que teve como palestrantes: Licia Perez, Carmem Hein de Campos e Antônia Mara Loguercio.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia declarou que a inserção da mulher é um compromisso permanente da entidade. "Nosso objetivo é inserir a mulher advogada nos quadros da Ordem gaúcha e ampliar ainda mais esta integração. As mulheres têm papel fundamental e queremos que ocupem posições destacadas, agregando qualidades como sensibilidade".
Por sua vez, Carmelina registrou que os direitos das mulheres são uma questão de direitos humanos. "Nós lutamos para termos os nossos direitos garantidos, e o resultado dessa luta foi a nossa conquista para tornar permanente a Comissão da Mulher Advogada, que atua não só em defesa dos direitos das nossas advogadas, mas também, de todas as mulheres. Por isso quero deixar bem claro que queremos é encontrar nosso espaço com igualdade de tratamento".
Após as explanações, houve entrega de um certificado de honra ao Mérito para as representantes das comissões da Mulher Advogada do Interior.
A VI Conferência Estadual dos Advogados, bem como toda a programação alusiva aos 80 anos da OAB/RS, pode ser realizada por meio da comercialização de cotas de patrocínio e venda de stands aos expositores que participam dos eventos, desonerando, desta forma, a entidade de custos.
Confira as mulheres advogadas que foram homenageadas:
Caçapava do Sul, Giovana Antoniazzi Saldanha; Camaquã, Barbara Margareth Pinheira André da Rocha; Canoas, Neusa Maria Rolim Bastos; Capão da Canoa, Rosana brogni Wainer; Caxias do Sul, Rosa Maria Mignot Scotta; Cruz Alta, Nara Maria Ribas Isa; Dom Pedrito, Maria Helena de Moraes Gonçalves; Encruzilhada do Sul, Katia Rosane Pereira Louzada; Espumoso, Circe Maria Mondadori Lisiak; Estrela, Loire Adami Godinho; Farroupilha, Siliane Ariotti; Garibaldi, Claudia Brosina; Giruá, Tisa da Luz Oliveira; Igrejinha, Regina Maria de Souza Michalski; Marau, Vanilde Maria Nadim; Não-me-Toque, Nara Teresinha Piccini da Silva; Novo Hamburgo, Maria Regina Wingert Abel; Panambi, Vera Gressler; Passo Fundo, Patrícia Alovisi; Santa Rosa,giovana Fehlauer; Sonia Maria Schwerz; São Leopoldo, Márcia Schwantes; Sapiranga, Débora Finger; Triunfo, Eleoni percim; Sarandi, Marlene Salton; Uruguaiana, Ana Maria Brongar de Castro; Vacaria, Veronica Marta Carneira Constanzi e Viamão, Naimara Cristina da Veiga.
Durante o evento, também houve apresentação artística do balé Clássico "Imagine".