Em entrevista, Lamachia reafirma compromisso da OAB/RS com a defesa dos interesses da sociedade


09.04.12 | Advocacia

"A bandeira da entidade é a bandeira do Estado Democrático de Direito, das instituições e da cidadania", ressaltou o dirigente.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, reafirmou na tarde desta quinta-feira (05), em entrevista a Rádio Gaúcha (para ouvir, clique aqui), o compromisso da entidade com a defesa dos interesses da sociedade e do Estado Democrático de Direito.

Ontem, em entrevista concedida a veículos de comunicação, o governador Tarso Genro afirmou: "Estranho que nunca houve uma manifestação da entidade para apurar escândalos de corrupção do governo passado". Ele ainda acusou seus dirigentes de estarem agindo partidária e ideologicamente no movimento pelo investimento de 12% em saúde.

Lamachia destacou, mais uma vez, que a OAB/RS não se movimenta por paixões político-partidárias ou ideológicas. A Ordem gaúcha tem compromisso com a independência. A bandeira da entidade é a bandeira do Estado Democrático de Direito, das instituições e da cidadania.

O dirigente lembrou, ainda, que desde 2007, ano em que assumiu a entidade, a atual diretoria da entidade vem repudiando indícios de corrupção, tendo tido reconhecida atuação em episódios como o das denúncias relativas ao uso dos sistemas Guardião e de Consultas Integradas, de monitoramento eletrônico, operados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS); ou ainda no processo de improbidade administrativa que o Ministério Público Federal move na Justiça Federal de Santa Maria contra pessoas citadas na fraude do Detran.
A Ordem, reunida com o secretário da Fazenda nos meses de abril e maio de 2011, já havia sugerido que um dos caminhos para o cumprimento de obrigações, como o pagamento de precatórios e RPVs, a saúde pública, o piso dos professores e outras demandas fundamentais para a sociedade gaúcha passam pela renegociação da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Lamachia reforçou que a entidade segue de portas abertas ao debate franco e leal, oferecendo apoio para buscar soluções em conjunto que beneficiem a sociedade, a qual tem compromisso constitucional de defender.