Desempenho positivo das faculdades de Direito no RS no Exame de Ordem é destacado pelo Conselho Pleno


14.02.12 | Advocacia

O Rio Grande do Sul, com 28,78% de aprovados, pontuou em terceiro lugar no ranking dos Estados que mais aprovaram.

O Conselho Pleno da OAB/RS destacou, durante a sessão ordinária realizada na últimasexta-feira (10), o desempenho positivo das faculdades de Direito no RS no ranking de aprovação no Exame de Ordem no País.

Segundo dados, o Rio Grande do Sul pontuou em terceiro lugar no ranking dos Estados que mais aprovaram (28,78%). Ficou atrás apenas da Bahia que obteve um índice de aprovação de 30,64% e de SC que obteve um índice de 29,09%.

"Tivemos faculdades bem colocadas no âmbito federal, como a UFPEL que ficou em sexto lugar no País, e a Furg de Rio Grande, que ficou em 12º lugar", destacou o conselheiro seccional Miguel Ramos, que propôs a discussão durante a sessão.

Conforme informações divulgadas pelo CFOAB, a Universidade Federal de Pelotas teve 74,67% de aprovação, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande figurou com 69,44%, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul obteve 66,13% (19º lugar).

Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o Exame de Ordem é um termômetro para aferir a qualidade do ensino jurídico brasileiro. "O Exame é um filtro destas indústrias mercantilistas, que são nomeadas faculdades de Direito. Sem a aplicação do certame, a sociedade não teria segurança sobre o real conhecimento de um advogado. Por isso nos orgulhamos em saber que as nossas faculdades estão avançando na qualidade do ensino jurídico", afirmou.

Clique aqui e confira a íntegra do desempenho das faculdades de Direito no RS e no País.