A partir de convênio com Esade e UniRitter, será realizado um amplo levantamento com os advogados de todo o Estado, entre os dias 1º e 15 de dezembro, por meio do site da Ordem gaúcha. O objetivo é mapear as principais dificuldades enfrentadas no exercício profissional, tanto de afronta às prerrogativas quanto de desvalorização da advocacia.
Foi lançada oficialmente a Pesquisa Estadual sobre Prerrogativas e Valorização da Advocacia – que é realizada pela Ordem gaúcha, por meio do Centro de Estudos da OAB/RS (CEOAB), em parceria com as Faculdades de Direito da Esade e do UniRitter Porto Alegre, que formam a Rede Laureate de Ensino Superior. A solenidade de lançamento aconteceu na noite desta segunda-feira (28), no Auditório da Faculdade de Direito do UniRitter.
A iniciativa faz parte da primeira etapa do Provalor (Programa Permanente de Valorização da Advocacia), desenvolvido pelo CEOAB, e conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP).
A partir de convênio com instituições de ensino superior, será realizada uma ampla pesquisa com os advogados de todo o Estado, entre os dias 1º e 15 de dezembro, por meio do site da OAB/RS. O objetivo é mapear as principais dificuldades enfrentadas no exercício profissional, tanto de afronta às prerrogativas quanto de desvalorização da advocacia.
Formaram a mesa o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; o reitor do Centro Universitário Ritter dos Reis, Flávio Almeida Reis; o diretor-geral do CEOAB, Jader Marques; a diretora de Relações com Universidades da ESA, Fernanda Corrêa Osório; o coordenador da Faculdade de Direito da Esade, Germano Schwartz; representando a CDAP, Osmar Barreto.
Em nome da Esade, Schwartz destacou o pioneirismo da parceria, que proporcionará um intercâmbio entre a advocacia, por meio da OAB/RS, com a academia, por meio da Esade e do UniRitter. "Esta pesquisa de caráter transversal focará as dificuldades da advocacia, buscando realizar ações de empreendedorismo e prática para transformar a realidade sócio-jurídica", afirmou.
Em sua fala, Lamachia ressaltou o caráter inédito da pesquisa desenvolvida pelo Provalor – fruto do trabalho inovador do CEOAB – e do convênio firmado. "É uma iniciativa espetacular para o fortalecimento das prerrogativas e a valorização da advocacia ao traçar um panorama integral das dificuldades enfrentadas pelos advogados no cotidiano da profissão", disse. Segundo ele, "ao buscarmos reafirmar a defesa das prerrogativas, reforçamos o compromisso com a sociedade".
Honrado com a parceria com a OAB/RS, o reitor do Centro Universitário Ritter dos Reis declarou que a pesquisa resultará em importantes informações para a valorização da advocacia. "A partir dos dados coletados e analisados, a Ordem poderá agir no foco dos problemas", explicou.
Em seguida, Jader Marques – juntamente com o vice-diretor do CEOAB, Paulo Oliveira, e o diretor do Provalor, Ezequiel Vetoretti – fez a apresentação da dinâmica da pesquisa.
Segundo o diretor-geral do CEOAB, a aplicação da pesquisa do Provalor dependerá, essencialmente, da participação dos advogados de todo o RS. "Por isso, é fundamental a mobilização da diretoria das subseções para incentivar seus colegas a responderem o questionário no site da OAB/RS. O objetivo deste estudo é buscar meios que resultem na valorização da advocacia", justificou.
O convênio com a Esade e o UniRitter ainda possibilitará que alunos bolsistas, sob supervisão dos professores de Direito, a tabulação dos resultados sobre as questões que vem dificultando o exercício da advocacia.
Estavam presentes ainda, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Universitária do UniRitter, Sidnei Silveira; o diretor da Faculdade de Direito do UniRitter, Augusto Jardim; a mestre em Ciências Criminais e professora da Esade, Lilian Reolon; e demais membros do CEOAB.