Em Canoas, Interiorização Regionalizada da OAB/RS discute instalação de agência do INSS na Comarca


14.10.11 | Advocacia

Encontro reuniu dirigentes de subseções nesta quinta-feira (13), com a presença do presidente da entidade.

A instalação de uma agência do INSS em Canoas, em substituição ao posto hoje existente, foi o tema central da Interiorização Regionalizada em Canoas realizada nesta quinta-feira (13). O encontro foi promovido pela OAB/RS em parceria com a subseção local e Coordenadoria das Subseções. O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve presente.

Após a reunião, Lamachia seguiu para Tramandaí, onde participou do projeto "Caravana das Prerrogativas". No dia anterior, o dirigente esteve em Brasília (DF), para a "2ª Edição da Marcha contra a Corrupção e a Impunidade" e, em Bento Gonçalves (RS), na abertura do IV Foco Nacional.

Participaram, também, a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a presidente da Ordem local, Neusa Maria Rolim Bastos; a presidente da Comissão da Mulher Advogada e coordenadora do projeto OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, e dirigentes das subseções de Cachoeirinha, Capão da Canoa, Esteio, Guaíba, Osório, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Triunfo e Viamão.

Após pleito da Ordem gaucha, juntamente com a Justiça Federal, a agência já foi anunciada pela direção do INSS. A Ordem, agora, requer a imediata instalação e operacionalização da mesma – 42 municípios são abrangidos pelo posto de Canoas. Durante a reunião, foi produzido um ofício, que será assinado pelos presidentes das subseções atingidas, e encaminhado ao INSS.

Conforme os advogados, a estrutura atual não consegue atender à demanda local. O atendimento para cumprimento das ordens judiciais leva, atualmente, cerca de oito meses para implantação das determinações judiciais.

Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a união da classe é a principal arma da advocacia na busca de melhorias para a prestação jurisdicional. "A Ordem, pela relação institucional que mantém com os Poderes e com a sociedade como um todo, tem chegado a resultados positivos por meio do diálogo e respeito mútuo", destaca.

O juiz federal Adriano Oliveira, que foi parceiro na busca de uma agencia em Canoas, participou do encontro. Na parte da tarde, a coordenadora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Sabrina Zasso, falou sobre a tramitação de processos e o fortalecimento da fiscalização que a entidade tem empreendido.

A Interiorização Regionalizada tem por objetivo levar a presença da diretoria da Ordem gaúcha para o Interior, permitindo um maior intercâmbio entre a seccional e os advogados das regiões em que ocorrem os eventos. Por reunir dirigentes de localidades próximas, busca proporcionar o debate de problemas comuns aos participantes.