OAB/RS apresentará painel sobre “Agora Chega!” durante Colégio Nacional de Presidentes da OAB


23.09.11 | Advocacia

Durante o evento, que ocorre a partir desta sexta-feira (23), os dirigentes da Ordem gaúcha explanarão sobre as ações do movimento, que foi criado em 2007, com o intuito de fomentar a mobilização contra a corrupção e a impunidade.
 
A Ordem gaúcha, por meio do presidente em exercício da entidade, Jorge Maciel, e do diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, participará do Colégio Nacional de Presidentes da OAB. O encontro, que ocorre a partir desta sexta-feira (23), em São Luís (MA), é encerrado com a leitura da Carta de São Luís. O Colégio tem como coordenador o dirigente da OAB Alagoas, Omar Coelho de Mello. O presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante e a diretoria do Conselho estarão presentes.
 
Na pauta, o assunto em destaque é a criação do site Observatório da Corrupção, lançado pelo Conselho Federal da OAB, no mês passado, para o recebimento de denúncias e acompanhamento de casos de corrupção.
 
Durante o evento, os dirigentes da OAB/RS apresentarão um painel sobre o movimento "Agora Chega!" aos representantes das demais seccionais do País. Composto por diversas entidades e representantes da sociedade civil organizada, o "Agora Chega!" foi criado em 2007, com o intuito de fomentar a mobilização contra a corrupção e a impunidade.
 
No dia 07 de setembro, o movimento "Agora Chega!" inaugurou seu novo portal (www.agorachega.org.br), onde é possível acompanhar os principais escândalos do Congresso Nacional; manifestar apoio a projetos de lei e medidas inibidoras de atos de corrupção, como a PEC 50/2006, que veta o voto secreto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; ao PL que inclui os delitos de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa no rol de crimes hediondos; a aplicação das disposições da Lei Ficha Limpa em todos os níveis da administração pública; o fim da extensão do foro privilegiado e a revisão dos critérios de sua concessão; bem como a análise e a revisão dos critérios para apresentação de emendas parlamentares individuais ao orçamento da União.
 
No site do movimento "Agora Chega!" também existe um link direto com o Observatório da Corrupção, criado pelo CFOAB, além de espaço de sugestões aos visitantes, para que deem sua contribuição com ideias e até mesmo propostas legislativas, capazes de auxiliar no combate à corrupção.