OAB/RS participa de apresentação do Programa de Virtualização Processual do Poder Judiciário e audiências audiovisuais


25.08.11 | Advocacia

A partir de 15 de dezembro o processo eletrônico será realizado nas ações originárias de segundo grau e nos agravos de instrumento, em 2012 abrangerá o juizado especial cível e os demais processos serão virtuais de 2012 a 2014.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o vice-presidente da entidade, Jorge Fernando Estevão Maciel, participou na tarde desta quarta-feira (24), da apresentação do programa de virtualização processual do Poder Judiciário e audiências audiovisuais.

Na ocasião, o presidente do TJRS, Leo Lima apontou que esse programa tornou-se uma realidade, devido a preocupação com a melhora na prestação jurtidicional. "A OAB/RS tem um papel importantíssimo neste trabalho, pois esse programa só dará certo com o apoio da entidade, afinal ela nos traz ideias, sugestões e críticas, para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho em benefício dos maiores interessados, que são os advogados", afirmou Lima.

O assessor da Presidência do TJRS, juiz Antonio Vinícius Amaro da Silveira, iniciou a sua explanação falando sobre a virtualização processual. "O Judiciário está passando por uma grande mudança, que proporciona uma melhoria dos fluxos de trabalho e impacta os magistrados, servidores e sociedade", definiu.

"Iniciamos o trabalho de peticionamento eletrônico no dia 1° de julho deste ano, e desde então já houveram 641 petições realizadas desta forma, em 93 municípios. A partir de 15 de dezembro o processo eletrônico será realizado nas ações originárias de segundo grau e nos agravos de instrumento, em 2012 abrangerá o juizado especial cível e os demais processos serão virtuais de 2012 a 2014", afirmou Silveira.

Por sua vez, Maciel afirmou que "essas reuniões são importantes no sentido de aproximar a OAB/RS do Judiciário, intensificando o diálogo e a construção de entendimentos comuns" e continuou: "Da mesma forma, é fundamental que os advogados tenham conhecimento do cronograma de implantação do Processo Eletrônico, pois há uma necessidade de intensos e antecipados treinamentos sobre o uso do sistema", finalizou.

Na reunião também foi tratado sobre a operacionalização das audiências audiovisuais, bem como seus benefícios.