Em sessão do Conselho Pleno, senador Pedro Simon reforça importância da participação da OAB na faxina ética


22.08.11 | Advocacia

Para parlamentar, "a Ordem é mais que uma entidade de classe por ter o dever de representar a sociedade". 

Após reunir-se com o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o senador Pedro Simon participou, na tarde desta sexta-feira (19), da sessão do Conselho Pleno da OAB/RS. 

Na ocasião, Lamachia falou sobre a recente "faxina ética" que vem sendo realizada no âmbito federal. Segundo o dirigente, "o País precisa de uma atuação rígida frente aos desmandos que vem sendo cometidos ao longo dos anos na administração pública brasileira".

Conforme Lamachia, a presidente da República tem que governar para a sociedade e não para partidos políticos, por isso, é o momento de apoiar esse movimento pela ética na administração pública. "O que a sociedade quer é que essa crise ética tenha fim", observou Lamachia.

"É muito importante estarmos recebendo o senador Pedro Simon para tratar deste assunto, pois ele está sintonizado não só com a sua entidade de classe, que é a OAB, mas principalmente com os anseios da sociedade", apontou o dirigente.

Lamachia destacou,ainda que o senador, que também é advogado, vem apoiando os pleitos da entidade. "Projetos de lei como o das férias dos advogados e contra a compensação de honorários são alguns dos PLs que contam com a mobilização do parlamentar", afirmou. 

Por sua vez, o senador Pedro Simon, destacou que "o problema do Brasil é a falta de ética e de moral, e que acredita que o País está atingindo um dos seus piores momentos". Simon continuou: "A presidente tem que ter a liberdade de governar e o nosso papel é de lutar para que ela continue nessa linha e realizando essa faxina. 

"A OAB é mais que uma entidade de classe, ela tem o dever de representar a sociedade e por isso foi a primeira entidade que conclamamos para participar deste movimento pela ética, que ocorrerá na próxima terça-feira (23), em Brasília, com a presença do Claudio Lamachia", disse Simon.

Compuseram a mesa ainda o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel; a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta Maria Helena Dornelles; os conselheiros federais Cléa Carpi da Rocha, Fernando Krieg da Fonseca; Luiz Carlos Levenzon, Renato da Costa Figueira e Luiz Felipe de Lima Magalhães; os presidentes da subseções de Júlio de Castilhos e de São Leopoldo, respectivamente, Sérgio dos Santos Rodrigues e João Cláudio da Silva; e o vice-presidente da Comissão de Precatórios da OAB/RS, Ricardo Bertelli.