OAB/RS recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelo Dia do Advogado


11.08.11 | Advocacia

Na solenidade foi destacada a importante atuação dos advogados na defesa do Estado Democrático de Direito.

Às vésperas do Dia do Advogado, a OAB/RS foi homenageada na tarde desta quarta-feira (10), em grande expediente da Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade aconteceu no Plenário Vinte de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

A homenagem foi proposta pelo advogado e deputado estadual Jorge Pozzobom, que em seu discurso relembrou a criação dos cursos jurídicos e a importante atuação dos advogados na defesa do Estado Democrático de Direito. Para o deputado, o exercício profissional do advogado é a base de sustentação da democracia neste País. "É o advogado quem representa a defesa das garantias individuais, a defesa dos direitos do cidadão. Sem advogado não existe nem poderia existir democracia".

Em sua fala, Pozzobom destacou que 30% dos deputados estaduais são advogados e ressaltou que "nos dias de hoje a OAB/RS é mais que uma instituição forte para os advogados, ela é na prática, a representante legal da sociedade em diversos temas".

Concluindo seu discurso, o deputado mencionou a seguinte frase com autor desconhecido: "a advocacia é mais arte que profissão e, como o sentimento e a sensibilidade compõem a arte, nós advogados somos românticos, independentes e incuráveis. Enquanto sonhar for possível e divergir não for proibido teremos espaço para exercer a nossa arte", finalizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde enfatizou a importância da advocacia "estamos prestando uma justa homenagem a esta importante e significativa profissão para toda sociedade". 

Por sua vez, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, agradeceu o reconhecimento do parlamento gaúcho, pois este é de suma importância para a classe, afinal mostra o quanto o advogado é indispensável para a administração da Justiça e da sociedade.  "Recebemos este grande expediente, com muita alegria e orgulho. Os advogados prestam relevantes serviços para a nação e assim continuarão sempre!"

Bancada dos deputados

O deputado Mano Changes (PP) declarou que "quero enaltecer esta brilhante homenagem para esta profissão tão digna, lembrando o meu avô que advogou até seus 89 anos. Ele, como muitos advogados, não teve condições financeiras nem para comprar seus livros e por isso lia todos os dias o dicionário para ter um vasto vocabulário e completou: longa vida à advocacia!".

Em seu pronunciamento Alceu Barbosa (PDT) saudou a homenagem ao dia do advogado enfatizando que "fui presidente da OAB Caxias do Sul por duas gestões e me orgulho muito disso. O judiciário não funciona e não funcionará sem o advogado. Orgulhe-se você, advogado!

Ronaldo Santini (PTB) registrou que "para nós deputados que estamos nos quadros da OAB é muito importante essa homenagem e por isso parabenizo toda classe advocatícia pelo trabalho desenvolvido em prol do cidadão".

"Faço uma saudação especial pela a atuação e pelo momento histórico da OAB/RS. Parabenizo todos os advogados pela ampla defesa da cidadania", enalteceu o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT).

"É uma honra homenagear os advogados, ainda mais em uma semana tão oportuna, quando também se comemorou os cinco anos da Lei Maria da Penha, e eu como mulher tenho o prazer de afirmar que esta homenagem é justa, verdadeira e ética", mencionou Zilá Breitenbach (PSDB).

Em seu manifesto o deputado Raul Carrion (PCdoB) informou a aprovação do projeto de lei pela CCJ, que trata do dia estadual do advogado trabalhista, e lembrou que a Justiça Trabalhista comemorou 70 anos. "Os advogados estão presentes em todas as instâncias do poder e não há uma instituição como a OAB com um papel tão histórico na sociedade".

"Só vivi de advocacia. Nunca me afastei da OAB e ela nunca se afastou de mim. A Ordem foi e é uma instituição atenta e vigilante e que continue assim por muito tempo", registrou Paulo Odone (PPS)

Advoguei por muito tempo e tenho orgulho de ter dois filhos advogados. Ser advogado é ter capacidade intelectual, ir além, ter independência, caráter e responsabilidade. Sem a advocacia não há justiça, liberdade e igualdade", finalizou Gilberto Capoani (PMDB).

Presenças  

Estavam presentes na solenidade o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, conselheiro seccional Sérgio Leal Martinez; o coordenador das subseções e conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, coordenadora do projeto OAB Vai à Escola e conselheira seccional Carmelina Mazzardo; a  coordenadora da Casa do Advogado e do Departamento Cultural, conselheira seccional Regina Guimarães; o ex-presidente da subseção de Santa Maria, Carlos Edson Fernandes Domingues; a presidente da Agetra e vice-presidente da Comissão de Exame de Ordem, conselheira seccional Tânia Reckziegel; a presidente da Associação dos Procuradores do Estado e conselheira seccional Fabiana Barth.

Prestigiaram também o evento o representante do Ministério Público, procurador de Justiça Julio César Finger; a presidente em exercício do TRF4, desembargadora Maria Helena Mallman; o secretário municipal adjunto da Produção, Indústria e Comércio, Omar Ferri Junior; o vice-diretor do Fórum da Sessão Judiciária do RS, juiz federal Guilherme Pinho Machado.