Convidado pela Famurs, Lamachia destaca aos prefeitos do Estado papel da OAB/RS em defesa da cidadania


03.08.11 | Advocacia

Em sua fala, presidente da Ordem gaúcha ressaltou a importância da aproximação da entidade com a sociedade civil, principalmente, no âmbito municipal.

Convidado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande (Famurs), o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, participou de debate com os prefeitos sobre a relação interinstitucional dos municípios com Poderes do Estado e entidades. O encontro foi realizado, na tarde desta terça-feira (02), no Centro de Eventos da Famurs.

Também estavam presentes o presidente da Famurs, Mariovane Weis; o representante do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; o representante do MP, Cesar Faccioli; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Torma; o secretário do Estado do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta; o secretário do Estado de Segurança Pública do RS, Airton Michels; o representante do TCE, Valtuir Nunes; o representante da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Luiz Cesar Ribeiro; e o presidente da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), José Scorsatto.

Em sua fala, Lamachia destacou a importância da aproximação da Ordem com a sociedade civil, principalmente, no âmbito municipal, em que as pessoas constatam os problemas de forma mais próxima. "A OAB/RS está presente em todo o Estado, por meio de suas 106 subseções, representadas por seus comprometidos dirigentes, que participam ativamente da vida dos municípios. A Ordem é muito mais que uma entidade de classe, pois exerce papel fundamental em defesa da democracia e da cidadania. O advogado é um guardião incondicional das liberdades, assim como dos direitos fundamentais do cidadão, que são assegurados pela Constituição Federal", afirmou.

Ao destacar o caráter institucional da entidade de defesa da sociedade, Lamachia reiterou o convite para que os prefeitos participem da audiência pública para debater a situação dos hospitais filantrópicos gaúchos. O evento será realizado no dia 09 de agosto, às 10h, na sede da OAB/RS.

"Neste dia vamos discutir a crise dos hospitais filantrópicos,estas 239 instituições que, por dificuldades financeiras, estão ameaçadas de fechamento. A dívida total já ultrapassa R$ 1 bilhão. Por isso, na audiência pública, vamos buscar possíveis caminhos para o problema e cobrar providências do Poder Público", ressaltou.