Ordem gaúcha recebe presidente da Famurs


21.07.11 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, nesta quarta-feira (20), o presidente da Famurs, Mariovane Weis, juntamente com o coordenador-geral, José Horácio Gattiboni; e os assessores jurídicos Gladimir Kieli e Ana Paula Ziulkoski.

Também participaram da reunião o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o presidente da Comissão da Advocacia Pública (CEAP), conselheiro seccional Arodi de Lima Gomes; e o presidente da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul (CERIIM), Marcino Fernandes Rodrigues.

O presidente da Ordem gaúcha destacou o envolvimento da entidade com a busca de soluções para os problemas relacionados ao atendimento de saúde no Estado e a crise vivida pelo hospitais filantrópicos gaúchos. No dia anterior, a OAB/RS recebeu presidentes de entidades representantes de profissionais da saúde e das instituições de saúde.

"A situação que se apresenta é caótica e poderá tornar-se ainda pior se estes hospitais, tão necessários à população, fecharem suas portas por conta das dificuldades financeiras em que se encontram", explicou.

Conforme Mariovane Weis, os municípios gaúchos destinam grande parte de suas receitas à saúde, enquanto Estado e União não cumprem os percentuais mínimos de investimento ao setor. As entidades estudam formas de solucionar o problema dos hospitais filantrópicos, que possuem uma dívida superior a R$ 1 bilhão.

Outro tema abordado foi a redistribuição dos recursos públicos e uma maior autonomia financeira para os municípios. Um novo Pacto Federativo é necessário, de acordo com Lamachia, para que sejam corrigidas distorções históricas e a sociedade seja melhor atendida em suas demandas.