Diretoria da Ordem gaúcha instala a 106ª subseção do Estado em Casca


16.06.11 | Advocacia

A 106ª subseção da Ordem gaúcha foi instalada oficialmente, nesta quarta-feira (15), em Casca, distante 250 km de Porto Alegre. Em 2010, o Conselho Pleno da OAB/RS aprovou, por unanimidade, o pedido de criação da subseção de Casca, que foi desmembrada de Marau.

Em solenidade no Foro da Comarca, foi assinada a ata de posse da diretoria da Ordem local, composta por Adair Giacomo Baccin (presidente); Nadya Tonial (vice-presidente); Maciana Radin (secretária-geral); Heitor Oro (secretário-geral adjunto); e Charles Panzera (tesoureiro).

Prestigiaram a cerimônia o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a conselheira federal, Cléa Carpi da Rocha; o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o prefeito de Casca, Alan Chagas; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Ampese; o juiz-diretor do Foro, Ilton Bolkenhagen; o promotor de Justiça, Damásio Sobiesiak; e o  defensor público, Elizandro Todeschini.

Em seguida, foi inaugurada a Sala da OAB no Foro. O espaço conta com computadores com internet, impressora e fotocopiadora. Além disso, dispõe de funcionários para auxiliar o trabalho dos advogados da subseção, que abrange oito municípios.

Em suas falas, o prefeito e o magistrado destacaram a importância da Ordem para a comunidade e o trabalho dos advogados para garantir os direitos do cidadão. "A criação da subseção era um pleito antigo da advocacia da região", afirmou Chagas. "A OAB/RS é parceira do Judiciário para buscar soluções para a alta demanda processual e as dificuldades de falta de servidores", disse Bolkenhagen.

Pellizzer, por sua vez, frisou que a entidade acompanha as subseções em seus pleitos junto ao Tribunal. "Agora, Casca poderá fazer o mesmo. Buscar formas de combater a morosidade, tratar dos problemas do cotidiano na Comissão Mista local e defender as prerrogativas da classe", ressaltou.

Ao assinar a ata de posse, Sulamita destacou o papel social da Ordem: "Casca ganha mais uma entidade fundamental para o desenvolvimento da região".

No seu discurso, Adair Baccin falou da honra de ser o primeiro presidente da subseção. "É a conquista de um sonho, que foi possível graças ao apoio do Dr. Pellizzer. Prometemos trabalhar em prol da classe e orgulhar a Ordem gaúcha. Obrigado também aos colegas de Marau", registrou.

Durante o almoço de confraternização, Cléa Carpi citou o significado da instalação da subseção de Casca para o fortalecimento da atuação da Ordem. "Este ato demonstra o quanto a seccional está presente no Interior", afirmou.

Ao encerrar o evento, Lamachia destacou o simbolismo do momento em nome do presidente da subseção, Adair Giacomo Baccin e do ex-presidente da OAB Marau, Ildomar Marodin, que apoiou o desmembramento de Casca, visando fortalecer a classe na região. "De forma integrada em todo o Estado, trabalhamos para melhorar as condições da advocacia. Com o nosso projeto de interiorização, levamos os cursos telepresenciais da ESA, e os serviços e convênios da CAA/RS para as subseções. Além disso, reaparelhamos mais de 260 salas nos Foros do RS e construímos 16 sedes de OABs no Interior. Realizamos ainda o grande sonho da classe: uma sede própria de 14 andares em Porto Alegre, que já foi quitada. Mas, ainda temos muito o que fazer e avançar", salientou.

Estavam presentes ainda os presidentes das subseções de Marau, Lorileno Revelleau; de Nova Prata, Lindon Bolsoni; de Guaporé, Firmino Bedin; o vice-presidente da OAB Passo Fundo, Ramiro Granado; os prefeitos de Nova Araça, Aícaro Ferrari; de Paraí, Laurino Ártico; de Santo Antônio do Palma, Silvério Zat; de Vanini, Alceu Castelli (representando); de São Domingos do Sul, Edílio Capoani; de Ciríaco, Luiz Apazzin; e de David Canabarro, Luiz Deon.