Centro de Estudos da OAB/RS desenvolve Programa de Valorização da Advocacia


25.05.11 | Advocacia

A Ordem gaúcha, por meio do Centro de Estudos da OAB/RS (CEOAB), está desenvolvendo o Programa Permanente de Valorização da Advocacia – Provalor. O objetivo da iniciativa, segundo o diretor do CEOAB, Jader Marques, é de estabelecer meios contra o desrespeito à advocacia.
 
"É inadmissível que nossa profissão sofra com piadas jocosas e chacotas, pois nós somos indispensáveis à administração da Justiça e exercemos um papel fundamental e constitucional à sociedade. Vamos atuar, ainda, de forma conjunta com a CDAP [Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas], para formular estudos que esclareçam os advogados sobre seus direitos e o Código de Ética. Neste sentido, realizaremos, em breve, uma pesquisa no Estado, por regiões, sobre as principais ofensas às prerrogativas da classe", ressaltou Marques.
 
Inicialmente, o Provalor promoverá uma ampla campanha em prol da valorização da advocacia, e, principalmente, do advogado, com a participação de lideranças e formadores de opinião de alcance estadual e nacional. "Atento aos desafios cada vez mais complexos para o exercício de uma advocacia ética, justa e de excelência, é que o CEOAB criou esse projeto", afirmou o diretor do Provalor, Ezequiel Vetoretti, que atuará juntamente com os pesquisadores Léo Henrique Schwingel, Daiana Ludwig Ribeiro Casagrande, Pablo dos Santos Ritzel e Nara Suzana Stainr Pires.
 
O Provalor terá ferramentas que serão referenciais de informações para o diagnóstico das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos advogados no exercício profissional.  Assim, o Programa acompanhará os advogados no dia-a-dia, contra toda e qualquer forma de desprezo, menosprezo, desconsideração, aviltamento ou qualquer outra prática que importe na desvalorização do advogado.
 
Outro ponto do projeto é a concretização de uma pesquisa pioneira para traçar um panorama completo sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos advogados gaúchos, buscando um diagnóstico da questão em cada região do Estado. A aferição terá o apoio da CDAP e será realizada por meio de convênio firmado com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
 
Para o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o CEOAB tem a missão de contribuir para o enfrentamento de situações de desprestígio da classe. "Essa estrutura inovadora é importante pela capacidade de mobilização em lutas comuns do Direito, agregando os trabalhos dos advogados em início de carreira [por meio da Comissão do Jovem Advogado], que são essenciais para a permanente renovação da entidade", registrou.