Advogados, estagiários e público em geral podem entrar em contato com a entidade, em tempo real, por meio do Chat da OAB/RS. Voltado para suprir dúvidas e solucionar qualquer tipo de dificuldade em poucos minutos, o programa possibilita conversar de forma instantânea com as atendentes. No ar desde agosto de 2007, a ferramenta de atendimento online funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 18h30min.
Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o intuito é fazer com que as dúvidas e os questionamentos sejam sanados de forma ágil, no tempo médio de cinco a dez minutos. “As informações que não forem resolvidas na hora serão encaminhadas para o departamento competente, mas nada fica sem resposta. É mais uma inovação da OAB/RS que facilitou a comunicação com os advogados e o público em geral, o que demonstra a transparência da entidade”, afirma.
As principais dúvidas de quem acessa o Chat da OAB/RS são relacionadas aos processos de inscrição, cancelamentos e licenciamento, dentre outros em andamento na entidade; informações sobre cadastros de advogados; pagamentos de anuidades e demais taxas; notas de expedientes; atualização de cadastro; Exame de Ordem e Ouvidoria; entre outras questões.
A coordenadora da Central de Atendimento, Marlisa Kalkmann, destaca que os profissionais do Interior, e até mesmo de outros estados, preferem o atendimento online por não haver o custo da ligação telefônica, sendo uma ferramenta ágil e barata. “Recebemos ainda um grande número de mensagens off-line no final de semana, que são respondidas imediatamente na manhã de segunda-feira. A demanda vem crescendo – a média diária é de 50 atendimentos – e o objetivo é ampliar ainda mais a estrutura”, explica.
Acesse o Chat da OAB/RS, clicando aqui.