Após forte atuação da OAB/RS, hospitais da Ulbra são integrados ao SUS


19.01.11 | Advocacia

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (18), a solenidade de entrega das chaves dos hospitais Luterano e Independência ao Hospital de Clínicas e à Prefeitura de Porto Alegre e a assinatura do termo de guarda das instituições. A integração dos hospitais à rede pública de saúde foi uma das alternativas apontadas durante a audiência pública promovida pela OAB/RS, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), para amenizar a superlotação nas emergências da Capital.

“A Ordem trabalhou de forma intensa para que fosse viabilizada a reabertura desses hospitais, e esse ato aponta para uma grande conquista da sociedade civil organizada”, salientou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.

Em discurso, o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, declarou que o evento deve ser reconhecido como um fato histórico, pois marca a reversão do processo de diminuição de vagas para o de expansão. “A partir deste momento, nós temos dois hospitais com 100% dos seus leitos destinados ao Sistema Único de Saúde”.

Em sua fala, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou a atuação da OAB/RS para a concretização do feito. Segundo ele, a entidade é uma das instituições que “trabalham na construção de soluções e lutam para oferecer à comunidade o atendimento que lhe é digno”.

Também estiveram presente o coordenador da CDH da OAB/RS, conselheiro seccional Ricardo Breier; o chefe de gabinete da entidade, Júlio Cezar Caspani; o juiz federal substituto da 1ª Vara Federal de Execuções Fiscais e Previdenciária de Canoas, Daniel Luersen; a superintendente do Patrimônio da União no RS, Rose Carla Silva Correia; o presidente em exercício do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Sérgio Pinto Ribeiro; e o reitor da UFRGS, Rui Oppermann.