OAB/RS inaugura sede da subseção de Cachoeirinha
13.12.10 | Advocacia
Na noite da última sexta-feira (10), o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, realizou, juntamente com o presidente da subseção de Cachoeirinha, Dorival Ipe, o desenlace da fita de inauguração da sede da OAB local.
Estavam presentes no ato o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fernando Estevão Maciel, a secretária-geral da entidade, Sulamita Cabral, o coordenador das subseções e conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer e a vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter.
A juíza diretora do Foro, Rosália Huyer, lembrou da importância da inauguração da sede da OAB Cachoeirinha: “este momento é mais um tijolo assentado na Justiça brasileira”.
“Acreditamos que os advogados poderão trabalhar com melhores condições”, considerou o juiz titular da 1ª Vara de Cachoeirinha, João Batista de Matos Danda.
O presidente da subseção de Cachoeirinha, Dorival Ipe, registrou que “a inauguração desta sede é a realização de um sonho. Estamos, hoje, entregando aos advogados um local funcional, localizado entre o Fórum e a Justiça do Trabalho, para o melhor desempenho do trabalho da advocacia de Cachoeirinha”.
Por sua vez, Lamachia mencionou que “mesmo com a delicada situação financeira da Ordem gaúcha, a entidade faz, rigorosamente em dia, os repasses de verbas às subseções, o que possibilita a realização de investimentos em serviços aos advogados do Interior”, e continuou: “Conforme deliberação da Carta de Santana de Livramento, a entidade assumiu o compromisso de concluir as obras já em andamento, como a da sede de Cachoeirinha”.
O presidente da OAB/RS salientou que as melhorias foram feitas com recursos das anuidades pagas pelos inscritos, pois a entidade não recebe recursos públicos. “Desde 2007, a seccional já entregou aos advogados as sedes de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete e Cruz Alta, além de ter concluído as ampliações das sedes de Santa Vitória do Palmar e São Leopoldo”, lembrou.
O dirigente destacou, ainda, que a parceria e o apoio financeiro da CAA/RS garantem a manutenção dos investimentos. “Nenhuma outra entidade de classe possui mais de 260 salas de serviços para seus associados em todo o Estado como a Ordem. Desde 2007, reaparelhamos todos esses espaços, pois muitas das estruturas estavam sucateadas e não atendiam plenamente às necessidades dos profissionais”, ressaltou.
Emocionado, Lamachia enfatizou que “a concretização desta obra veio do esforço dos advogados, e hoje podemos efetivamente chamar essa sede de casa da cidadania”.
Além dos já citados, também estiveram presentes: a diretoria da subseção de Cachoeirinha; o presidente de Bom Jesus, José Belan; a presidente da subseção de Gravataí, Paula Barbosa Vargas; o presidente de Osório, Enri Martins; o presidente de Capão da Canoa, Miguel Bastos; a presidente de Canoas, Neusa Bastos; o presidente de Estrela, Daniel Horn; os conselheiros seccionais Carmelina Mazzardo, Eduardo Bandeira de Mello, Nelson Robert Schonardie, Marino Outeiro, Carlos Henrique Klaser Filho e João Ulisses Bicca; o diretor-financeiro do OAB-Prev, João Paulo Campagmer; representando o prefeito municipal, o procurador Sérgio Duarte; os integrantes da Comissão do Jovem Advogado da subseção local; entre diversas outras autoridades e advogados da região.