Pelo segundo ano consecutivo, CAA/RS conquista recursos do FIDA


21.10.10 | Advocacia

A Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/RS, pelo segundo ano consecutivo, conquistou recursos financeiros do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados. “O investimento, de R$ 245 mil, tem o objetivo de aprimorar os serviços prestados, principalmente para os advogados do Interior, com a ampliação das instalações físicas, bem como a correta adequação dos equipamentos disponibilizados”, afirmou o coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD) e presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães.

Interior será beneficiado

Das verbas, dois terços serão destinados a melhorias no Interior do Estado e um terço para a Capital. A CAA/RS, sentindo a necessidade de criar suas cinco regionais, almeja estruturar a regional leste (serrana) localizada em Caxias do Sul. “O projeto, além de reformar, ampliar e restaurar, dará maior abrangência aos serviços da CAA/RS em toda região da Serra, onde se atendem mais de cinco mil advogados, compreendendo quase 20 subseções”, ressaltou Guimarães. 

Outro benefício aos advogados do Interior será a aquisição de uma mini ambulância itinerante conduzindo os serviços da CAA/RS – exames de glicose, colesterol, aferição de pressão, vacinas -, além de mensalmente levar campanha com as mais variadas especialidades médicas e odontológicas. Para o presidente da CAA/RS, o investimento se justifica “pela quantidade de subseções que não comportam uma sede regional, devido ao baixo numero de advogados, e que estão a mais de 100 km de distância da Capital e das próprias regionais, locais em que há serviços disponíveis”.
 
Investimentos na Capital
 
Já o investimento em Porto Alegre, onde se concentram aproximadamente 30 mil advogados em plena atividade, será na reposição de van no serviço de transporte interfóruns. Atualmente, dois veículos são destinados a este fim.

De acordo com Guimarães, o projeto foi encaminhado ao FIDA, “visando possibilitar obras de construção e aquisição de bens permanentes, que resultarão na melhoria e na ampliação de seus benefícios, elevando a qualidade de seus serviços à exigência da classe que representamos”.

Guimarães enfatizou ainda que é um compromisso assumido pela atual diretoria da CAA/RS enfocar o bem-estar do advogado e de seus dependentes. “Temos essa preocupação constante: deixar o advogado em dia com a sua saúde. Por esse motivo, já criamos, com recursos próprios, as regionais sul, centro e oeste. E agora com o FIDA criaremos a regional leste”, afirmou.
 
Em 2009, a CAA/RS também conquistou recursos do Fundo investindo na completa reestruturação do imóvel e da estrutura externa da Sede Campestre (Av. Coronel Marcos, zona Sul - Porto Alegre), que não estava à disposição dos advogados há aproximadamente cinco anos.