OAB/RS convoca presidentes e tesoureiros de subseções para reunião extraordinária que tratará da crise financeira da entidade


25.08.10 | Advocacia

A OAB/RS convocou os presidentes e tesoureiros das subseções do Estado para reunião extraordinária que será realizada no dia 9 de setembro, quinta-feira, às 14h, no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da seccional.  No encontro, conforme o presidente da Ordem gaúcha, serão tratadas questões ligadas à situação financeira da entidade e formas de equacionamento para pagamento de duas condenações de ações judiciais.  O primeiro processo se trata de uma quebra de contrato, em 1985, com a empresa que fornecia o serviço de notas de expediente para os advogados. A segunda ação é de natureza trabalhista, protocolada em 2001 pelo sindicato dos funcionários da entidade, que tiveram seus direitos subtraídos de forma unilateral.

De acordo com o ofício enviado aos presidentes das subseções, a participação de todos é imprescindível e reforça a ampla transparência com que são abordadas as contas da instituição.“Iremos falar de temas que dizem respeito ao presente e futuro, tanto da seccional como das OABs locais”, adianta Lamachia.

É solicitado que a confirmação de presença seja feita até o dia 6 de setembro, pelo telefone (51) 3287-1889 ou [email protected], com Sílvia Muñoz.

Transparência é adotada para tratar de finanças

Em 2007, a OAB/RS implementou a Controladoria Interna, órgão encarregado de assegurar a disponibilidade e a regularidade dos dados, para que haja qualidade no processo decisório e transparência nos atos dos gestores.

Uma auditoria externa engloba a revisão periódica dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais, dos demonstrativos de resultado e de todos os demais fluxos financeiros da seccional.