OAB/RS inaugura sala dos advogados no Ministério Público do Trabalho da 4ª Região nesta quarta-feira (26)


26.05.10 | Advocacia

A OAB/RS inaugura a sala dos advogados no Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, nesta quarta-feira (26), às 14h30min, na rua Ramiro Barcelos, nº 106, em Porto Alegre. O espaço exclusivo da classe é o primeiro em todo o Brasil instalado em MPTs.
 
Na ocasião, prestigiam a cerimônia o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, Silvana Ribeiro Martins; além de advogados e procuradores.
 
A sala da OAB está localizada no andar térreo do prédio anexo à sede da instituição. O espaço possui acesso facilitado, tanto para as instalações administrativas como para as salas de audiência. Seguindo os padrões das salas da Ordem gaúcha nos Foros e nos presídios do Estado, o espaço possui acesso à Internet, por meio de computador disponibilizado pela entidade ou através dos notebooks dos profissionais, linha telefônica, mesa para reuniões, poltronas e ar-condicionado.
 
A conquista de um local exclusivo para os advogados foi viabilizada por Maria Helena em reuniões com a direção do MPT4. Segundo ela, a estrutura da OAB/RS no órgão visa facilitar e agilizar o trabalho dos profissionais que, até o momento, não contavam com um espaço para aguardarem as audiências e trabalharem no órgão.
 
A dirigente da Ordem gaúcha destacou ainda que, muitas vezes, os advogados tinham que ter acesso aos processos e peticionar in loco, ou seja, tudo era realizado no saguão de entrada do MPT4. “As instalações suprem as necessidades da classe para realizar suas atividades com conforto e acesso facilitado”, destacou Maria Helena.
 
Para o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o novo espaço significa o engrandecimento da advocacia e também o entendimento, por parte do MPT4, da necessidade e da indispensabilidade do advogado no exercício da Justiça, já que o profissional representa, em última instância, a cidadania. “O novo espaço se torna fundamental devido ao crescimento das audiências, fazendo com que a presença dos profissionais no órgão também aumentasse”, afirmou Lamachia.
 
O presidente da Ordem gaúcha lembrou ainda que os recursos arrecadados pela entidade, através de anuidades, são aplicados em prestação de serviços diretos para os advogados, como a manutenção e a qualificação das 260 salas da OAB nos Foros do Estado. “Além disso, a seccional reformou e inaugurou os espaços da classe nos Presídios Central e Madre Pelletier”, concluiu Lamachia.