Projeto OAB Vai à Escola busca implantar ações junto à EJA


18.02.10 | Advocacia

A Ordem gaúcha iniciou as tratativas junto à Secretaria Estadual de Educação para implantar o Projeto OAB Vai à Escola no segmento da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A iniciativa da entidade tem por objetivo levar noções de direitos e cidadania à população de zonas de vulnerabilidade social a partir de palestras, debates e orientações individuais em escolas da rede pública.
 
Na última quarta-feira (03), a coordenadora do OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, abordou o assunto com o secretário estadual de Educação, Ervino Deon, que foi receptivo à proposta da entidade.
 
“A presença desse trabalho da OAB/RS no segmento de Educação de Jovens e Adultos nos interessa. Temos alguns problemas de evasão na EJA, já que não é fácil conciliar o trabalho com os estudos, e o OAB Vai à Escola poderá contribuir nesse sentido. É extremamente válido o projeto na modalidade noturna de ensino”, destacou o secretário.
 
O OAB Vai à Escola atende, atualmente, colégios estaduais e municipais de Porto Alegre, através de oficinas, aos sábados pela manhã, com crianças, adolescentes e comunidade. Com a EJA, já foram realizadas algumas ações no âmbito do programa Escola Aberta, na Capital. Diversas cidades da Região Metropolitana e do Interior do Estado também contam com o trabalho do projeto.
 
Segundo Carmelina, a ampliação da iniciativa da Ordem gaúcha para o segmento da EJA, no período noturno, visa atender pessoas acima dos 30 anos que tem dificuldades de acesso às informações, principalmente em relação aos seus direitos. “São estudantes diferenciados, e a forma de abordagem dos nossos advogados será nesse sentido”, afirmou a conselheira seccional.
 
No projeto, cada comissão da Ordem gaúcha contribui nas orientações, desenvolvendo trabalhos na área em que atua. “Por exemplo, os membros da Comissão de Previdência Social da OAB/RS abordam o Direito Previdenciário, assim como a Comissão da Criança e do Adolescente, como o próprio nome indica, presta atendimento nessa questão”, explicou Carmelina.
 
Na avaliação do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o trabalho vem se consolidando e sendo reconhecido pelas comunidades. “As ações desenvolvidas pela entidade, por meio de suas comissões, são realizadas de forma totalmente voluntária, com o objetivo de fortalecer a cidadania e beneficiar toda a comunidade escolar. Agora, pretendemos abranger jovens e adultos, que, além de serem estudantes, também integram o mercado de trabalho”, ressaltou Lamachia.