A subseção de São Leopoldo inaugurou, na manhã desta terça-feira (15), a primeira fase de ampliação e reforma das instalações da sede própria. A solenidade, que contou com a presença maciça de dirigentes da entidade, autoridades e advogados da região, apresentou à classe a sede da Ordem local, após um esmerado trabalho de ampliação e reforma de suas instalações.
A OAB São Leopoldo é uma das 16 sedes do interior que devem ser concluídas pela Ordem gaúcha até o final deste ano. Na noite desta terça-feira (15), a OAB/RS inaugurou, ainda, a nova sede da subseção de Uruguaiana.
Em seu discurso, o presidente da Ordem de São Leopoldo, Carlos Eduardo Szulcsewski, lembrou: “no final do ano de 2008 estivemos em Porto Alegre apresentando o nosso projeto, que foi prontamente atendido pela diretoria da entidade”. “Todos nós sabemos o estado em que esta diretoria encontrou a nossa entidade, todavia, é importante destacar que, mesmo com dificuldades, a OAB/RS não deixou de atender o nosso pleito”, continuou Szulcsewski.
O dirigente, aproveitando a presença do diretor tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, que prestigiava a inauguração, fez um agradecimento especial, afirmando: “sou testemunha do seu empenho em manter em dia os repasses de valores para a nossa subseção”, finalizou Szulcsewski.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, salientou em seu discurso: “a ampliação e a reforma desta casa não servirá somente aos advogados da querida São Leopoldo, ela será acolhedora também aos profissionais de outras cidades que aqui virão desempenhar seu ofício”. O dirigente afirmou ainda, “hoje temos mais um marco de comemoração da Ordem e, até o final deste ano, teremos inaugurado um total de, pelo menos, 16 novas sedes em todo o Rio Grande”.
A partir da aquisição da sede própria da entidade na Capital, foram economizados aproximadamente R$70 mil ao mês, antes gastos em aluguéis. Desde o início da atual gestão, em 2007, as subseções receberam, rigorosamente em dia, os repasses de verbas da seccional.
Comissão de obras
O trabalho dos advogados Joaquim Ebling Rodrigues, Ênio Coelho, Hélio Dahmer, Talita Centeno e Ribeiro Pires, membros da comissão de obras da subseção, bem como da conselheira seccional e ex-presidente da subseção local, Rosângela Maria Herzer, também foi merecedor de agradecimentos de Szulcsewski.
Presenças
Prestigiaram o evento, também, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornellles; o tesoureiro da Ordem gaúcha, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Jairo Fernandes Ramos; o presidente da subseção de Novo Hamburgo, José Adelmo de Oliveira; a ex-presidente da OAB local, conselheira seccional Rosângela Herzer dos Santos; a conselheira seccional Carmelina Mazzardo; a vice-presidene da CAA/RS, Ivete Dieter; o diretor de cursos da ESA, Marcos Eberhard; o vice-presidente da subseção de Canoas, Carlos Alberto Maack; a coordenadora do Curso de Direito da Unisinos e diretoria do departamento de cultura da OAB/SL, Isabel Cristina Porto Borjes; e a juíza da da 2ª Vara Cível e Diretora do Foro de São Leopoldo, Maria Elisa Schilling Cunha.
Também se fizeram presentes os ex-presidentes da subseção de São Leopoldo Rudy Elmario Ritter, Sezefredo José Prado Fabrício, Cássio Rocha Heredia, Lia Beatriz Woltmann, Remi Molin, Joaquim Ebling Rodrigues, Gerardo Hilbk e Joaquim Guedes de Souza, e os comendadores da subseção Talita Centeno, Enio Antônio Cheuiche Coelho, José Álvaro, Nonnenmacher, Adelina Pressi, Ribeiro Pires e Maria Alice Rodrigues, além de outras autoridades e advogados da região.