Nesta semana, a Ordem gaúcha inaugura mais três sedes de subseções no interior do Rio Grande do Sul. A sede própria da subseção de Quarai foi inaugurada na terça-feira (25), a de Santa Vitória do Palmar nesta quinta-feira (27), e a de Santo Antônio da Patrulha será inaugurada nesta sexta-feira (28). Na próxima segunda-feira (31), será a vez de Santa Cruz do Sul ter sua sede própria inaugurada. Os prédios das subseções de Marau, Alvorada e Caçapava do Sul já foram inaugurados.
Até o final deste ano, a atual gestão da OAB/RS deve concluir 14 sedes de subseções no estado. A casa própria das OABs visa valorizar e fortalecer a advocacia do interior e qualificar os serviços destinados à classe.
Conforme o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a aquisição da sede própria da seccional permitiu que fossem economizados aproximadamente R$ 70 mil ao mês, antes gastos em aluguéis.. “Essas verbas serão destinadas ao interior, através de investimentos diretos nas subseções. É o objetivo da atual gestão da Ordem gaúcha, trocar aluguel por investimento em patrimônio, a exemplo do que foi feito na aquisição da nova sede da seccional na Capital”, explica Lamachia.
Nenhuma subseção sem sede
Ao mesmo tempo em que deve concluir 14 sedes de subseção até o final de 2009, a Ordem gaúcha lançou o projeto “Nenhuma subseção sem sede”. “Esta iniciativa busca viabilizar a construção de sedes próprias para as OABs do interior, com plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo de construção em função da padronização”, afirma Lamachia.
O projeto “Nenhuma subseção sem sede” nasceu durante o projeto de interiorização, iniciado em 2007, e que, somente em 2009, já visitou mais de 80 subseções em todo o estado.