A subseção de Quaraí inaugurará nesta terça-feira (25), às 19h, a sua sede própria, um dos 14 prédios do interior que devem ser concluídos pela Ordem gaúcha até o final deste ano. Nos próximos dias, a Ordem gaúcha inaugurará, ainda, as novas sedes de Santa Vitória do Palmar (27), Santo Antônio da Patrulha (28) e Santa Cruz do Sul (31). Os prédios das subseções de Marau, Alvorada e Caçapava do Sul já foram inaugurados.
Na ocasião, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da Ordem local, Francisco Gonzalez, fará o desenlace da fita de inauguração e, em seguida, entregará a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-dirigentes da subseção.
Serão homenageados os seguintes ex-presidentes: Maria Cristina Manassi da Conceição Brandolt, José Pedro Machado Lopes, Hermes Siedler da Conceição Júnior e Élio Vieira de Vargas.
Desde o início da gestão em 2007, esta é a terceira visita que Lamachia faz à subseção, que fica a aproximadamente 650 Km da capital.
Estrutura da sede
Localizado na Rua Dr. Acauan, 297, a sede da subseção fica em frente ao Foro de Quaraí. Com instalações térreas, o prédio possui sala de recepção, sala de computadores para advogados, banheiros, gabinete da presidência e auditório com capacidade para 40 pessoas.
Conforme o presidente da subseção, a inauguração da sede própria significa a concretização de um sonho para os advogados do município. “A classe passa a se sentir em condições de igualdade com profissionais de outras cidades, principalmente por poderem ter acesso aos cursos telepresenciais, que muito em breve estarão em pleno funcionamento, visto que já temos a antena instalada”, afirma Gonzalez.
O dirigente da Ordem local destaca que a estrutura física fortalece a OAB no município. “A defesa das prerrogativas profissionais será ampliada e a resolução de problemas será intensificada”, ressalta Gonzalez.
Lamachia lembra que, a partir da aquisição da sede própria da entidade na Capital, foram economizados aproximadamente R$70 mil ao mês, que eram gastos em aluguéis. “Essas verbas são destinadas ao interior, através de investimentos diretos nas subseções, tanto na construção quanto na qualificação das sedes”, salienta o presidente da OAB/RS, registrando que, desde o início da atual gestão, em 2007, as subseções receberam, rigorosamente em dia, os repasses de verbas da seccional.