Dando continuidade ao Projeto de Interiorização da entidade, iniciado em 2007, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, visitou dezenas de municípios no estado nesta semana, dentre eles, alguns dos 14 que até o final do ano terão concluídas as obras de suas sedes próprias de subseções. Nesta sexta-feira (24), o dirigente da seccional visitará Uruguaiana e Itaqui, após, retornará para Porto Alegre, percorrendo mais de 3.000 km.
Segundo Lamachia, as visitas aos advogados do interior foi um compromisso assumido pela atual gestão ao tomar posse em janeiro de 2007. “A Ordem tem que estar presente em todas as regiões do estado, participando efetivamente da vida dos advogados e das subseções. No segundo dia de gestão, nem cheguei a sentar na cadeira de presidente da OAB/RS e já estava visitando a cidade de Uruguaiana, iniciando, desta forma, a interiorização da entidade”, lembra.
Outro ponto fundamental da presença da seccional no interior do estado é a busca frequente da qualificação das mais de 260 salas de atendimento aos profissionais, seja nas sedes próprias ou nos Foros. Fruto desse trabalho é a conclusão de diversas obras de manutenção, modernização e construção de sedes próprias.
Além da aproximação dos gestores da entidade com os profissionais dos mais diversos recantos do estado, as viagens marcam também a interação dos dirigentes com os magistrados de cada região. “Essa aproximação com a magistratura é indispensável para o fortalecimento das relações dos agentes fundamentais à administração da Justiça”, destaca Lamachia, complementando que, “nessas ocasiões marcamos, ainda, a posição da OAB/RS em prol da valorização dos honorários advocatícios e da conscientização quanto ao respeito às prerrogativas da advocacia, que mais do que respeito à atuação do profissional é, principalmente, a garantia plena dos direitos de defesa da cidadania”.
Ao prestar contas das ações da gestão, Lamachia também conclama os advogados a se engajarem nas lutas da entidade, como a aprovação dos projetos de lei em tramitação no Congresso. “São lembradas as conquistas e os pleitos da advocacia gaúcha na gestão, como também são homenageados aqueles que fizeram da Ordem uma entidade respeitável ao entregar a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes das subseções da OAB”, reforça.
Semana intensa
Na segunda-feira (20), o presidente da Ordem gaúcha esteve em Tapes, onde entregou a Medalha Leonardo Macedônia e vistoriou a sala da OAB no foro. À tarde, Lamachia visitou a sede da subseção de Camaquã. Em Canguçu, homenageou os ex-dirigentes da OAB local, retornando, após, para Porto Alegre.
No dia seguinte (21), Lamachia esteve em Sapucaia do Sul entregando a Medalha Leonardo Macedônia. O dirigente da seccional também visitou Farroupilha e Caxias do Sul. À noite, em Vacaria, entregou medalhas aos ex-presidentes da subseção.
Em Taquara, na quarta-feira (22), Lamachia entregou a Medalha Leonardo Macedônia e vistoriou a construção da sede da OAB local, que faz parte das 14 que serão entregues até o final desta gestão. Após, esteve na sala da Ordem em Parobé. Também homenageou os ex-dirigentes da subseção de Rosário do Sul.
Na quinta-feira (23), o presidente da OAB/RS vistoriou as obras da sede de Quaraí, que será inaugurada dia 25/08. Em São Borja, entregou a Medalha Leonardo Macedônia.
Encerrando a semana (24), Lamachia visitará Uruguaiana. Em Itaqui, ainda entregará medalhas aos ex-dirigentes da OAB local.