OAB Vai à Escola: projetos de inclusão social e cidadania acontecerão na Agronomia neste sábado (06)


05.06.09 | Diversos

A Ordem gaúcha, através do projeto OAB Vai à Escola, visitará, neste sábado (06), às 9h, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sylvio Torres (Rua Erotildes Machado Santana, s/nº), no bairro Agronomia, na Capital.

A iniciativa tem parceria com o Programa Escola Aberta, do governo do Estado. O objetivo é levar noções de cidadania a estudantes e comunidades localizadas em zonas de vulnerabilidade social. Os projetos preveem a realização de oficinas temáticas para prestar esclarecimentos sobre diferentes assuntos que visam à inclusão social, entre os quais o combate a pedofilia, a Lei Maria da Penha, noções básicas de direitos humanos e os perigos do crack e do uso de drogas em geral.

Conforme a coordenadora do projeto OAB Vai à Escola, Carmelina Mazzardo, a OAB gaúcha e suas várias comissões tem muito com o que contribuir no processo de conscientização das populações mais carentes.

“Violência contra a mulher é um dos assuntos que poderemos abordar inicialmente, mas haverá outros de grande importância para a inclusão social, como legislação trabalhista, direitos do consumidor, da criança e do adolescente, acesso à Justiça, Direitos Humanos e questões previdenciárias, por exemplo”, esclareceu Carmelina.

Abordando o papel social da OAB/RS, o presidente da entidade, Claudio Lamachia, destacou que o projeto OAB Vai à Escola também enfatizará a questão do problema do crack, engajando-se na campanha em favor da conscientização da sociedade quanto ao problema da droga.

“O perigo do crack e do uso de drogas em geral será uma das questões abordadas,em escolas públicas, pelos advogados de diversas comissões da Ordem gaúcha, junto aos jovens e à comunidade”, explicou Lamachia.

Comissões participantes

Comissão de Acesso à Justiça; Comissão de Direito Ambiental; Comissão de Direitos Humanos; Comissão da Criança e do Adolescente; Comissão de Previdência Social; Comissão da Mulher Advogada; Comissão do Jovem Advogado; Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas; e Comissão de Defesa do Consumidor.