Aberto o V Colégio de Presidentes da OAB/RS em Canela


15.05.09 | Advocacia

“É com grande alegria que a OAB-Canela/Gramado recebe a todos para este V Colégio de Presidentes”. Com estas palavras a presidente da subseção anfitriã, Mariana Krause Correa Feldens, saudou a todos os presentes à solenidade de abertura do encontro, realizada na noite desta quinta-feira (14), no Grande Hotel Canela.

“O Colégio faz parte do processo de interiorização da Ordem, tão buscado pela atual gestão da seccional, e entendo que tal encontro trata-se de um momento ímpar, no qual podemos discutir temas de relevância para o exercício da advocacia”, completou a dirigente, lembrando que a subseção já havia sediado evento semelhante em 1994.

Após, falou o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, que ressaltou: “Se existe uma profissão essencial para a sustentação do regime democrático, é a do advogado, pois ele garante que a lei seja justamente cumprida”.

A conselheira federal da OAB/RS e secretária-geral do CFOAB, Cléa Carpi da Rocha (representando o presidente do CFOAB, Cezar Britto), discursou em seguida, destacando algumas das conquistas da classe capitaneadas pela Ordem, como a sanção da lei da inviolabilidade dos escritórios de advocacia, a aprovação da Súmula 14 do STF, e a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas profissionais (que agora aguarda votação no Senado).

“Em todo esse trabalho da Ordem, houve a participação ativa do presidente Lamachia”, finalizou Cléa.

“O colégio significa um dos momentos mais gratificantes e felizes de nossa vida de dirigentes da Ordem, porque representa o reencontro e porque aqui podemos ouvir a todos os representantes da advocacia gaúcha”, declarou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.

Lamachia destacou a maciça presença dos dirigentes subseccionais e lembrou algumas das ações da seccional nesta gestão, como os repasses rigorosamente em dia para as subseções, as obras de 14 sedes no interior (que devem ser entregues até o fim deste ano), a compra da nova sede na Capital (através da qual a entidade economizará 70 mil reais por mês em aluguel) e o aparelhamento das 260 salas da Ordem no estado.

“Porém, não são apenas as conquistas materiais que nos marcam, mas também a retomada da merecida posição da Ordem como indispensável para a realização da justiça”, enfatizou o dirigente.

Em seguida, foram homenageados com a Medalha Leonardo Macedônia os seguintes ex-presidentes da OAB-Canela/Gramado: Dirceu Hugo da Ros, Francisco Arthur Ferreira Motta (atualmente conselheiro subseccional), João Alfredo de Castilhos Bertoluci (atualmente conselheiro subseccional), Paulo Ricardo Pinos da Silva, Janete Dambrós (atualmente conselheira subseccional), Ari Stopassola e Paulo Roberto Voges.

Compuseram a mesa de honra, além de Lamachia, Cléa Carpi; Mariana Krause Correa; o prefeito Constantino Orsolin; o conselheiro federal Renato Figueira; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães; o decano dos presidentes das subseções, José Luiz Belan (presidente da OAB Bom Jesus); e a juíza do Trabalho Iris Lima de Moraes.

Também estavam presentes: os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções); José Ramos (presidente da CDAP); Arodi Lima Gomes (presidente da Comissão da Advocacia Pública); Rosângela Herzer dos Santos (diretora de Cursos Não-Presenciais da ESA); Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada); Domingos Baldini Martin (coordenador das salas da OAB nos Foros da Capital); Sérgio Blattes (presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional); Jorge Buchabqui; Getúlio Pereira Santos; Carlos Henrique Klaser Filho; Regina Guimarães; Alexandre Bisognin Lyrio; o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Jorge Luiz Dias Fara; o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Júnior de Melo Barreto (ouvidor-geral da OAB/RS); o secretário-geral adjunto, André Luis Sonntag; a tesoureira, Letícia Saldanha Caiaffo; o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Pedro Alfonsin; o integrante da CDAP Marçal Diogo; o chefe de gabinete da presidência da OAB/RS, Julio Cezar Caspani; além dos presidentes e diretores das 104 subseções e de advogados da região.

Após a cerimônia de abertura, houve jantar, também no Grande Hotel Canela.

O coral da CAA/RS cantou os hinos nacional e do Rio Grande do Sul durante a solenidade, e brindou a todos com lindas canções pouco antes do jantar.

Nesta sexta-feira (15), serão desenvolvidos debates sobre temas administrativos e assuntos ligados à realidade atual da advocacia.