O coordenador-geral das salas da OAB/RS nos Foros da Capital, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin – designado pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia – participou de reunião com o diretor do Foro Central de Porto Alegre, juiz Carlos Eduardo Richinitti, no foro.
No encontro, foram discutidos detalhes da campanha “Doar é Legal”, que será desenvolvida pelo Foro Central em parceria com a OAB/RS, e que objetiva a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
Richinitti havia pedido a parceria da entidade em reunião com Lamachia e Martin, na sede da Ordem gaúcha, em meados de abril (leia matéria clicando aqui).
No encontro , ficou estabelecido que a campanha acontecerá de 25 a 29 de maio, no térreo do Foro Central, que recebe um público de milhares de pessoas diariamente – grande parte delas, advogados.
No local, além de receber informações sobre a doação de órgãos, os interessados poderão fazer uma certidão simbólica informando da intenção de serem doadores.
“A parceira que nós escolhemos para essa campanha é justamente a OAB/RS, por ser a intermediária do nosso cliente, que são as partes, e principalmente pelo grande número de inscritos – mais de 70 mil. Nós contamos com todo este potencial, e desde já convidamos os advogados e familiares para que venham contribuir nessa campanha, que é de todos os operadores do Direito”, ressaltou Richinitti.
O dirigente também lembrou que a campanha poderá se expandir para outras comarcas do Estado, em uma segunda etapa.
A “Doar é Legal” já tem também confirmados os apoios da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) e do Hemocentro. Este último levará sua unidade móvel ao Foro Central no dia 25 de junho, oportunizando a doação de sangue e o cadastramento para o banco de doadores de medula óssea, dentro da mesma campanha.
Além de Richinitti e Martin, participaram da reunião a juíza da 1ª Vara Criminal de Porto Alegre, Vanessa Gastal de Magalhães, a escrivã da Direção do Foro Central, Rosângela Quadros, o escrivão do Protocolo Judiciário, Marco Meneghetti, a dirigente de processo do Escritório da Qualidade do TJRS, Rosália Fonseca, a coordenadora de Comunicação do TJRS, Adriana Arend, a diretora do Departamento de Artes Gráficas do TJRS, Luci Geny Gonçalves, e a representante do Hemocentro Jane Maciel Cezar.