Aconteceu, nesta terça-feira (28), a terceira Interiorização Regionalizada da OAB/RS deste ano, em Rio Grande.
Da seccional, estiveram presentes o presidente, Claudio Lamachia, a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral, o conselheiro federal Renato Figueira, os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções), e Fabio Moura, Jorge Luiz Fara (vice-presidente do TED) e o presidente e a tesoureira da CAA/RS, Arnaldo Guimarães e Letícia Caiaffo.
Sulamita e o presidente da Ordem local, Francisco José Soller de Mattos, organizaram e cuidaram de todos os detalhes do evento, com o apoio do Departamento de Eventos da OAB/RS e da diretoria da subseção.
“Cumprindo um compromisso assumido durante a campanha, a OAB/RS vem realizando Interiorizações Regionalizadas ao longo da gestão, para melhor debater os temas de interesse da classe e dos advogados da região”, destacou Sulamita.
No início da noite, Lamachia proferiu palestra para os alunos do curso de Direito da FURG (Fundação Universidade Federal de Rio Grande), na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pela TV Câmara de Rio Grande. O dirigente falou sobre as prerrogativas da advocacia, ressaltando que “a defesa das prerrogativas não é uma ação corporativa, mas de cidadania, uma vez que as prerrogativas do advogado visam exatamente a defesa do cidadão”.
Em seguida, foi empossado como novo relator julgador do TED (Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS) o advogado riograndino Miguel Antônio Silveira Ramos.
Após, os dirigentes entregaram a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da subseção.
Foram agraciados: Francisco Lobo Noronha (in memoriam), Nely Alt da Rocha (in memoriam), Mário Costa Ribeiro (in memoriam), Neloy Atayde da Costa, Jalda Lindner dos Santos, Iara Vignoli Rosado, Dinorah Primo Carvalho (in memoriam), João Moreno Pomar, Manoel Sampaio Antunes e o próprio Soller de Mattos.
Lamachia agradeceu “a dedicação, o esforço e o trabalho voluntário de todos os dirigentes da Ordem gaúcha, que, sem receber qualquer remuneração, fizeram e fazem dela uma entidade absolutamente reconhecida pela sociedade”.
Ao final, a subseção ofereceu jantar no restaurante Las Leñas.
Conversando com os colegas, Lamachia destacou algumas das ações da OAB/RS nesta gestão, como os investimentos da retomada das obras de sedes de 14 subseções do interior, a compra da sede própria da Ordem gaúcha, a troca de cerca de 80% do parque de informática da entidade e os repasses às subseções – todos feitos em dia desde o início da atual administração.
Estiveram também presentes à Interiorização: o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande, Delamar Mirapalheta, e o vereador Alexandre Lindenmeyer; o presidente e a vice da subseção de Santa Vitória do Palmar, Edison Vives Pereira e Laura Schwab Touguinha; a vice e a tesoureira da subseção de Pelotas, Isabel Rapetto e Inezita Silveira da Costa; a diretoria da subseção de Rio Grande – o vice, Ricardo de Biasi Amaral, o secretário-geral, Jose Francisco Sassone Edom, e a tesoureira, Anai Teresinha Mendonça de Oliveira; os conselheiros subseccionais de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos, Joaquim Paulo Garcia Godinho e Mauro José Griebler; os membros das comissões locais do Jovem Advogado, Clarice Pires, da Mulher Advogada, Emília Pereira de Barros, e do Meio Ambiente, Ieda Denise Nóbrega Elste, e a delegada da CAA/RS, Simone Lima de Lima, além de diversos advogados da região.
Treinamento
Durante a tarde, no auditório da sede da subseção, os colaboradores das subseções de Rio Grande, Pelotas, Piratini, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar participaram do treinamento oferecido pela seccional. As oficinas trataram do funcionamento da CSI – Comissão de Seleção e Inscrição, da Controladoria e do Financeiro e do TED – Tribunal de Ética e Disciplina, e foram ministradas, respectivamente, pelos colaboradores Maria Tereza Cabral Bueno, Paulo Ricardo Gageiro Vaz e Sabrina Zasso.