Sala da OAB/RS e reforma dos parlatórios do Madre Pelletier são viabilizadas


31.03.09 | Advocacia

Designado pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o coordenador da sala da Ordem do Presídio Central, Mateus Marques, esteve, nesta segunda-feira (30), na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, vistoriando os parlatórios e o local onde funcionará a futura sala dos advogados para verificar as condições do local e dar o início às obras. Recebido pela diretora da casa prisional, Mara Borba Minotto, o advogado esteve acompanhado da equipe responsável pelas obras.

Na última sexta-feira (27), a OAB/RS viabilizou, em reunião na Susepe, a instalação de uma sala própria da entidade para os advogados que atuam na penitenciária e a reforma dos parlatórios. Na ocasião, designados por Lamachia, a entidade foi representada por Marques e pelo coordenador das salas da OAB/RS da Capital, Domingos Baldini Martin. Para acessar a matéria, clique aqui.

No presídio, eles visitaram as instalações do parlatório, constatando a pouca privacidade daquele ambiente, já alegada pelos advogados, para conversar com suas clientes. Marques salientou que a OAB/RS se propõe a reformar as instalações. Segundo ele, o espaço será dividido em duas cabines com portas e parede até o teto. “A estrutura existente não oferece privacidade alguma para conversas entre advogados e clientes”, afirmou Marques.

Após vistoriar os parlatórios, o grupo conheceu o local onde será instalada a futura sala dos advogados. O espaço disponível, atualmente junto a uma oficina, terá banheiro próprio e entrada individual pela recepção do presídio. No entanto, em contrapartida, a OAB/RS se dispõe a construir outro banheiro destinado à oficina da penitenciária e de uso das detentas. “A sala da OAB/RS terá uma estrutura adequada para o trabalho dos profissionais, seguindo o modelo do espaço da categoria no Presídio Central, com computadores e acesso à internet, ventiladores e banheiro”, lembrou Marques.

“A parceria entre a OAB/RS, Susepe e Judiciário só vem a melhorar as condições para as pessoas que aqui circulam”, salientou a diretora do presídio.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, destacou que a implantação da sala da entidade e a reforma dos parlatórios visam à segurança, à comodidade e à criação de um ambiente digno de trabalho para os advogados dentro do presídio, tendo em vista que é uma necessidade da advocacia a existência de um espaço de prestação de serviço nas casas prisionais.

“Assim como foi no Presídio Central, a melhoria no Madre Pelletier é um compromisso desta gestão”, enfatizou Lamachia, que, em janeiro deste ano, realizou inspeção no presídio feminino, requerendo o espaço para instalação de sala para os advogados. Para acessar a matéria, clique aqui .

A previsão é que as obras iniciem na segunda quinzena de abril e terminem dentro de 40 dias.