Advogado desmente denúncia de lobby do embaixador americano no STJ


20.03.09 | Diversos

Com esta declaração o advogado que representa a família brasileira do menino S.G., esteve no STJ, nesta quinta-feira, para se retratar e afirmar pessoalmente ao presidente da Corte, ministro Cesar Asfor Rocha, que houve equívoco de suas declarações sobre a visita do embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, ao STJ.

O advogado havia declarado à imprensa que a visita do embaixador ao presidente do STJ foi uma tentativa indevida de lobby em favor da transferência para a Justiça Federal da disputa pela guarda do menino. Agora, ele reconheceu que a visita aconteceu quase um mês depois (3 de março) do dia do julgamento do conflito de competência que transferiu o julgamento do caso da Justiça estadual para a Justiça Federal, ocorrido no dia 11 de fevereiro.

“O que saiu na imprensa, que eu teria dito que ele esteve aqui antes (do julgamento) representa um grande mal-entendido. Não é verdade que o embaixador veio fazer lobby”, ressaltou. Segundo o advogado, assim que soube que a visita aconteceu após o julgamento, ele corrigiu as notícias publicadas e veio imediatamente ao STJ para esclarecer pessoalmente o equívoco cometido.

Ao se retratar, o advogado ressaltou que o STJ e seus magistrados estão acima de qualquer tipo de pressão e pedidos de natureza pessoal. Acresentou ainda que qualquer que seja a decisão, ela será justa e proclamada pelos tribunais brasileiros.



..................
Fonte: STJ