A Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA) da OAB/RS promoveu o lançamento da Cartilha do Jovem Advogado, na noite desta terça-feira (02), em uma grande festa em Porto Alegre.
O presidente da CEJA, Pedro Alfonsin, acompanhado de outros membros da comissão, realizaram o ato de lançamento do manual, ressaltando a importância dos profissionais recém-formados. “A cartilha é voltada principalmente para o advogado iniciante na carreira”, afirmou.
Segundo Alfonsin, a elaboração da cartilha foi um pedido do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, logo após a sua posse. “O manual contém dicas sobre a carreira, a divulgação do trabalho, o que é proibido e o que não é, qual é a tributação para a pessoa jurídica e física, quais as prerrogativas da advocacia e o papel da OAB na carreira do advogado”, ressaltou.
Alfonsin destacou que a Faculdade de Direito funciona dentro do ensino da questão doutrinária e a cartilha visa esclarecer sobre a entidade, a atividade do advogado na sociedade e os seus direitos. “Ao receber a carteira da OAB, muitas vezes o advogado não tem noção do tamanho da entidade ao qual ele está vinculado a partir daquele momento”, salientou.
Ao retornar de Rio Pardo, onde estava participando de um encontro realizado pela subseção, Lamachia prestigiou a festa de lançamento da Cartilha do Jovem Advogado. O dirigente da OAB/RS enfatizou que a cartilha é fundamental para que os recém-formados conheçam sua entidade e os seus direitos.
“Sabedores de suas prerrogativas e a quem devem recorrer quando forem desrespeitados profissionalmente, os jovens advogados estarão esclarecidos com este manual”, apontou Lamachia.
Durante o evento foram distribuídas cartilhas aos convidados, que também doaram brinquedos para serem distribuídos para instituições de caridade.
No lançamento também estavam presentes, o presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães, a presidente e a integrante da Comissão Especial da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo e Ângela Sarmento, o presidente e o coordenador dos plantões da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados, José de Oliveira Ramos Neto e Marçal Diogo, os conselheiros seccionais Ricardo Barbosa Alfonsin, Artur da Fonseca Alvim e Carlos Henrique Klaser Filho, e o chefe de gabinete da presidência, Julio Cezar Caspani.