A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Cabral, e o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados, José Ramos, acompanharam o presidente e a vice da Subseção de Caxias do Sul, Daiton Fonseca e Rosa Maria Mingot Scottá e uma comitiva do município a uma reunião com o presidente do TJRS, Arminio da Rosa, e com o corregedor-geral de Justiça Luiz Felipe Brasil Santos, na tarde desta terça-feira (04), no Palácio da Justiça.
O encontro tratou das reivindicações do município de elevar a Comarca de Caxias do Sul à entrância final e de instalação urgente da 4ª Vara Criminal e do 2° Juizado da 5ª Vara Cível.
Arminio da Rosa acenou favoravelmente aos pedidos, prevendo para março a instalação da vara e do Juizado e garantindo também para o início do ano que vem o envio do projeto de lei sobre a entrância da comarca à Assembléia Legislativa.
”Considero o resultado da reunião altamente positivo, pela receptividade do presidente do TJRS às nossas solicitações. Além disso, destaco e agradeço apoio da seccional gaúcha da OAB, que conferiu credibilidade aos pleitos. A OAB/RS tem estado sempre presente, sempre apoiando as subseções”, declarou Daiton Fonseca ao final do encontro.
O dirigente frisou também a representatividade do município na reunião com a presença de membros do Judiciário, Legislativo e Executivo e de entidades da sociedade civil.
Estiveram presentes o vice-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (representando o prefeito); o vereador Francisco Spiandorello (representando o presidente da Câmara de Vereadores); o diretor do Foro do município, juiz Sérgio Fusquine Gonçalves; o procurador do Estado Rafael Orozco; as promotoras Adriana Karina Diesel e Simone Martini; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Quadros dos Santos; o diretor do Departamento Jurídico da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Henri Maggi; e os juízes Maria Aline Fonseca Bruttomesso, Zenaide Pozenato Menegat, Antonio Claret Flores Ceccato, Sonáli da Cruz Zluhan, Luciana Fedrizzi Rizzon, Carlos Frederico Finger e Dulce Gomes Oppitz.