“A OAB/RS lhe deseja muito êxito na missão que lhe foi confiada e tem a certeza de que vais honrá-la na magistratura trabalhista, assim como sempre a honrou na advocacia”. Com estas palavras, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, saudou o advogado Cláudio Antônio Cassou Barbosa, que tomou posse como desembargador do TRT4 pelo Quinto Constitucional, na tarde da última sexta-feira (29), na sede do tribunal.
Lamachia, em seu pronunciamento perante o pleno do TRT4, também lembrou a importância do Quinto, “este salutar dispositivo que, ao possibilitar o ingresso de advogados e membros do Ministério Público na magistratura, garante o equilíbrio necessário à plena realização da Justiça. Com o Quinto, tem-se a efetiva democratização do Poder Judiciário”.
Concordando com Lamachia, Cassou Barbosa, em sua fala, lamentou que “o Quinto venha sendo atacado de diversas formas, embora a Constituição Federal de 1988 deixe clara a obrigatoriedade de sua adoção”.
O novo desembargador também reiterou seu compromisso com a classe de origem: “Assumo publicamente que buscarei, neste tribunal, que as prerrogativas dos advogados sejam sempre respeitadas”.
Também prestigiaram a cerimônia de posse a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, o presidente e o secretário-geral da CAA/RS, Arnaldo Guimarães e Daniel Barreto, o membro nato da OAB/RS Fernando Krieg da Fonseca, e os conselheiros seccionais Regina Guimarães, Tânia Reckziegel, Artur Alvim (também vice-diretor da ESA) e Antonio Escosteguy Castro.
Clique aqui, para acessar a entrevista que Cassou Barbosa concedeu ao jornal em agosto deste ano.