O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, reuniu-se, nesta quinta-feira (21), com representantes das diretorias da Escola Nacional de Advocacia (ENA), da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Universidade de Santa Cruz (UNISC). O encontro aconteceu na Sala Timbó Hotel Plaza São Rafael, na Capital.
Na ocasião foi discutida a criação de uma parceria entre ENA e ESA. “A idéia é formatar um convênio nos cursos para nível nacional, oferecendo-os de forma telepresencial”, afirmou o diretor-geral da ENA, Geraldo Escobar Pinheiro.
A Ordem gaúcha há mais de um ano, disponibiliza os cursos oferecidos pela ESA em seu site. “A Escola Virtual é um dos grandes objetivos da OAB/RS. Queremos fazer com que, cada vez mais, a ESA chegue a todas as subseções, alcançando os profissionais do interior, que poderão participar das aulas por meio do computador, ou mesmo nas sedes das subseções, que transmitirão ao vivo os cursos e palestras”, asseguraram o presidente da OAB/RS e o diretor geral da ESA, Alexandre Wunderlich.
Lamachia destacou ainda que “agora, com a mudança para um prédio mais bem estruturado, o trabalho realizado pela ESA/RS será cada vez mais merecedor de elogios”, e concluiu: “os advogados gaúchos podem esperar uma Escola ainda mais atuante, aliando a tecnologia qualificado dos profissionais”.
Dessa forma, foi colocado em pauta o convênio firmado, com o apoio do CFOAB, entre a ENA e a UNISC que autoriza a Universidade a disponibilizar três cursos de pós-graduação em Direito Processual na modalidade de Educação a Distância (EAD). “A intenção é proporcionar esses cursos a preços mais acessíveis, porém manter a boa qualidade de ensino e garantir o certificado de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)”, afirmou Pinheiro.
Ainda conforme o diretor-geral da ENA, “foi feito contato com todas as universidades que têm o selo da OAB Recomenda (certificado de qualidade emitido pela instituição aos cursos jurídicos que vêm apresentando melhor índice de qualidade nos últimos anos) com a intenção de firmar esse convívio, e a UNISC foi a primeira a levar a cabo essa parceria”.
”É uma ótima oportunidade de integração entre OAB e universidades”, acrescentou o coordenador do programa de direito em EAD da UNISC, Edison Botelho.
Além disso, a ENA se propôs apurar junto aos tesoureiros a possibilidade do Conselho Federal da OAB repassar um percentual referente inscrições dos advogados da Escola às ESAs.
Estavam ainda presentes, os conselheiros federais Cléa Carpi da Rocha e Luiz Carlos Levenzon; os diretores da ESA, Alexandre Wunderlich e Artur Fonseca Alvim; o assessor jurídico da UNISC, Neimar Santos da Silva; os coordenadores da UNISC Cássio Alberto Arend e Everton Helfer de Borba; os membros do Conselho Consultivo da ENA Antonio Fabrício de Matos Gonçalves, Romany Roland Cansanção Mota e Tânia Reckziegel.