OAB/RS recebe deputado Jerônimo Goergen e trata da criação de Comissão de Representação Externa em prol da advocacia pública na Assembléia Legislativa


07.08.08 | Advocacia

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, esteve reunido, nesta quarta-feira (06), no gabinete da presidência, com o deputado estadual Jerônimo Goergen,  presidente estadual do PP. No encontro, ficou acertado o apoio da OAB/RS para a criação de uma Comissão de Representação Externa na Assembléia Legislativa, uma reivindicação da Associação dos Procuradores do Estado e da Associação dos Defensores Públicos do RS. O assunto já havia sido abordado em contato anterior entre o deputado e Lamachia.

Goergen elaborou um anteprojeto de Lei para a criação da Comissão que tem como objetivo avançar nas negociações com o governo na reformulação do plano de carreira dos defensores e procuradores.

"Atendendo às preocupações manifestadas em contato anterior, combinamos esta reunião, onde nos comprometemos a buscar o apoio da Assembléia Legislativa,  especialmente dos líderes de partidos” salientou Lamachia. 

Na ocasião ficou acertado um novo encontro entre a OAB/RS, o deputado e as entidades dos defensores e procuradores, contando também com a presença do presidente da Comissão da Advocacia Pública, Arodi de Lima Gomes, para a elaboração de uma agenda de trabalho e negociações junto ao governo.
 
A Ordem gaúcha vem apoiando as causas da advocacia pública desde o inicio de nossa gestão de forma muito clara e objetiva, inclusive por ocasião da greve dos defensores públicos, que já reivindicava a reformulação do plano de carreira e o pagamento pelo sistema de subsídios.

A valorização da advocacia pública não pode ser apenas uma causa institucional, mas uma demanda de toda a advocacia, incluindo assim a OAB/RS. O fortalecimento da advocacia pública e garantia de maior eficiência do aparato estatal e controle dos processos de corrupção, afirmou o dirigente da Ordem gaúcha. 
 
Lamachia também esteve reunido, na última sexta-feira (01), com o procurador-geral do município de Porto Alegre, João Batista Linck Figueira, em que foi debatida a imediata reabertura das discussões acerca da proposta de uma Lei Orgânica da Advocacia Pública Municipal.