Dentro da programação do Mês do Advogado, organizado pela Secretaria Geral da OAB/RS, a Comissão Especial de Advocacia Pública promove a palestra “(Re)pensando a advocacia pública”, às 19h do dia 4 de agosto, no auditório da Ordem (rua dos Andradas, 1261, 9º andar), com entrada franca.
Os palestrantes serão a defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo (também conselheira seccional da Ordem), e o defensor público-chefe da União no Rio Grande do Sul, Tiago Vieira Silva.
“Esse painel vai aproximar a Defensoria da União da Defensoria do Estado, dentro da nossa casa maior, que é a OAB/RS, pois todos exercem a advocacia pública”, destaca o conselheiro seccional e presidente da Comissão Especial de Advocacia Pública, Arodi de Lima Gomes, que vai mediar os debates.
O dirigente informa que os palestrantes apresentarão um panorama da situação institucional atual e farão uma projeção para o cumprimento dos desafios futuros na defesa dos mais necessitados.
“A importância do que as Defensorias fazem está descrita na Constituição Federal de 1988 – a defesa do hipossuficiente. Por isso, a necessidade de se discutir o papel das Defensorias dentro das organizações do estado e os desafios para bem cumprir este comando constitucional”, ressalta Arodi, e completa: “este painel é de interesse de toda a comunidade jurídica, porque as Defensorias fazem a representação social da advocacia, aquela que busca a integração do hipossuficiente ao Poder Judiciário”.