OAB/RS encerra Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência com propostas para estancar a criminalidade


14.07.08 | Advocacia

Após três dias de intensos debates e exposições sobre o tema da violência e criminalidade, a Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência, realizada desde a última quarta-feira (09), foi encerrada na tarde desta sexta-feira (11), no auditório da OAB/RS. A conferência integra o cronograma de ações do Fórum para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, criado em fevereiro deste ano no âmbito do CFOAB e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e integrado por dezenas de entidades com abrangência nacional.
 
O evento da Ordem gaúcha foi promovido pela Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, simultaneamente às demais 26 seccionais da OAB no Brasil. Nestes três dias, a Conferência Estadual do Movimento Brasil Contra a Violência teve a participação de 30 especialistas, representantes de diferentes agentes sociais, como entidades, associações, universidades, ONGs e órgãos de governo, com apresentações divididas em cinco painéis: Panorama Legal, Ações e Políticas de Segurança Políticas Sociais, Comunicação e Especial.
 
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, destacou que a conferência produziu um intenso debate sobre soluções para estancar a criminalidade, ressaltando a qualidade dos palestrantes e as diferentes abordagens apresentadas quanto ao tema da violência. “Um relatório cientifico dos seminários será produzido com sugestões para o combate a este grave problema que ataca a sociedade”, afirmou Lamachia.
 
Segundo o dirigente da Ordem gaúcha, após a organização deste material de natureza científica, ele será encaminhado para o Conselho Federal da OAB, em Brasília, onde se juntará às propostas das outras 26 seccionais. “Tenho certeza de que é daqui do Estado que sairá uma reflexão profunda para o combate à violência, e também à corrupção e à impunidade”, apontou Lamachia.
 
Responsável pela organização da conferência, a presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, Helena Ibañez, recebeu inúmeros elogios pelo evento. “Não encontro palavras para dizer o quanto foram produtivos e importantes estes debates, que enriqueceram a todos com conhecimento e uma reflexão profunda sobre o combate à criminalidade. Saímos daqui mais capacitados, fortalecidos e com garra para colocarmos em práticas as propostas para vencer a violência”, declarou.
 
Além de Lamachia e Helena Ibañez, no encerramento da conferência também estavam presentes a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; os membros da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública Ana Lúcia Piccoli, Magda Brossard, Liana Maria Marcantonio, João Pedro Ibañez Leal, Clóvis Ricardo Fontoura Barros e Ramiro Agrifoglio Davis; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, ligado à Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social, Beatriz Piccoli; a coordenadora das Políticas de Igualdade Social do RS, jornalista Sátira Machado; a procuradora de Justiça do MP/RS, Maria Regina Fay de Azambuja; a coordenadora do Centro de Referência às Vítimas de Violência e do Grupo de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana da Capital, Maria Helena Castilhos; e a desembargadora aposentada do TJRS e vice-presidente do Instituto Brasileiro do Direito de Família (IBDFAM), Maria Berenice Dias.