Ordem gaúcha saúda sistema que revela dados do Judiciário


26.06.08 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, saudou, nesta quarta-feira (25) o lançamento do Sistema Justiça Aberta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite a qualquer cidadão ter acesso aos dados estatísticos do Judiciário em nível nacional. "Trata-se de uma iniciativa extremamente importante, pois democratiza as informações sobre o Poder Judiciário e atende ao clamor da sociedade, que exige total transparência em todos os setores", afirmou o dirigente. Outra vantagem apontada por Lamachia é que "o projeto permitirá o aprofundamento das análises sobre o funcionamento da Justiça, detectando, com maior facilidade, onde há acertos e onde temos falhas que precisam ser corrigidas".

A partir do Sistema Justiça Aberta, lançado na terça-feira pelo ministro Gilmar Mendes, do CNJ, qualquer cidadão poderá conhecer os números do Judiciário brasileiro. Além de melhorar o desempenho da Justiça, o sistema possibilitará que o trabalho do Judiciário seja acompanhado de perto pela sociedade. Os números vão revelar dados da atividade dos magistrados e permitirá que se saiba, com maior precisão, a média de tempo de julgamento de cada um dos tribunais do país, dado que até então não existia.

O Sistema Justiça Aberta disponibilizará informações nas áreas judicial, extrajudicial e população carcerária. Clicando no endereço http://www.cnj.gov.br/, a pessoa terá informações detalhadas de uma Vara, como por exemplo o número de audiências realizadas, quantidade de processos arquivados e concluídos, número de funcionários, e dados geográficos como a localização, endereço, telefone e endereço eletrônico, além de dados do titular.




Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor