OAB/RS reforça necessidade de criação de novas varas no interior em visita à Corregedoria-Geral do TJRS


13.06.08 | Advocacia

Em visita ao corregedor-geral do TJRS, Luís Felipe Brasil Santos, na tarde desta quinta-feira (12), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, reiterou a necessidade da criação de novas varas nas comarcas do interior do estado.
 
“A criação de novas varas é luta antiga e constante da OAB/RS. As comarcas do interior vêm se deparando com um aumento significativo no número de processos, que exige uma ampliação equivalente em sua estrutura, para dar celeridade e segurança às ações”, destacou Lamachia.
 
Brasil Santos informou que a Corregedoria tem um projeto, que está em tramitação interna no TJRS, que contempla a criação de mais varas no interior e também de novos cargos de servidores, o qual ele espera ver enviado à Assembléia Legislativa e aprovado dentro de sua gestão.
 
Acompanharam o encontro o juiz-corregedor responsável pela 8ª região, José Luiz John dos Santos, o presidente e o vice-presidente da subseção da OAB/RS de Nonoai, Jairo José Reck e Cláudio Roberto Olivaes Linhares, o advogado José Luiz de Moura e o chefe do gabinete da presidência da Ordem gaúcha, Julio Cezar Caspani.
 
Jairo José Reck relatou o problema de falta de funcionários na comarca de Nonoai, que está gerando grande dificuldade a todos os operadores do Direito no município. “Há 13 anos, a comarca tinha cerca de 800 processos, e hoje, contando com a mesma estrutura, tem mais de cinco mil”, ressaltou Reck.
 
O corregedor-geral reconheceu que o Judiciário precisa agilizar e desburocratizar a contratação de funcionários, e garantiu que vai levar o caso de Nonoai ao presidente do TJRS.