OAB/RS prepara conferência estadual do Movimento Brasil Contra a Violência
28.05.08 | Advocacia
A OAB/RS já está preparando a conferência estadual que integra o cronograma de atividades do Movimento Brasil Contra a Violência. O encontro ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de julho, em Porto Alegre, e contará com a participação de representantes de diferentes agentes sociais, entidades, associações, universidades, ONGs e órgãos de governo, dentre outros. A preparação da conferência começou em reunião realizada na manhã desta terça-feira (27), na sede da Ordem gaúcha, da qual participaram autoridades e instituições que já aderiram ao movimento, lançado nacionalmente no dia 29 de abril em todas as 27 seccionais da OAB no país. No encontro, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, destacou que um dos pontos principais da campanha será a efetiva participação da sociedade civil. “É fundamental que todos os segmentos da população se engajem nesta luta contra a criminalidade que assola o país”, afirmou o dirigente.
Conforme Lamachia, “ninguém mais agüenta conviver com a insegurança verificada nos dias atuais. Por isso, esperamos poder contar com todos os segmentos do Poder Público e da sociedade civil organizada para buscar soluções que combatam a banalização da violência no nosso Estado e no país”, destaca o dirigente. Segundo ele, “a criminalidade que tomou conta do país confronta a cidadania de forma absurda, deixando a população aterrorizada, perplexa e totalmente insegura”. Para a presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, Helena Conti de Raya Ibañez, responsável pela coordenação do colóquio, a mobilização de todos para combater a violência é uma questão que demanda iniciativas imediatas. “É importante que toda a sociedade se engaje nesta luta, que precisa ser diária, intensa e firme, frisou Helena Conti.
Fórum para a Superação da Violência e Promoção da Paz
O Movimento Brasil Contra a Violência nasceu com o Fórum para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, instituído no dia 14 de fevereiro deste ano, em Brasília, no âmbito do Conselho Federal da OAB e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De imediato, dezenas de outras entidades com projeção nacional elogiaram e aderiram ao movimento, que é aberto ao público e também à participação das pessoas e instituições que quiserem participar da iniciativa. “Mais uma vez, a OAB levanta uma bandeira cívica em defesa da cidadania brasileira, e nós, gaúchos, precisamos dar nossa contribuição nesta luta contra a criminalidade e a insegurança, que vêm brutalizando a vida e a rotina dos cidadãos”, observa Claudio Lamachia.
Já na criação do Fórum, as entidades participantes traçaram metas e definiram estratégias – de curto, médio e longo prazos – para conter a escalada da violência que assombra o Brasil. Dentre os principais objetivos do organismo está a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para debater a criminalidade. No encontro estariam as mais importantes autoridades do país. O Fórum determinou ainda que “o Movimento Brasil Contra a Violência pretende mobilizar a sociedade brasileira e suas instituições públicas para combater a banalização da violência e da impunidade e, principalmente, em favor da paz, fomentando uma cultura de harmonia e convivência respeitosa entre os cidadãos considerando, para tanto, as diversidades econômicas, sociais, étnicas e culturais”. O Fórum tem na direção nacional os advogados sul-matogrossenses José Augusto Lopes Sobrinho (presidente) e Gustavo Giacchini (coordenador).
Dentre as autoridades que prestigiaram o evento estavam Jorge Fernando Estevão Maciel, vice-presidente da OAB/RS, Sulamita dos Santos Cabral, Arnaldo de Araújo Guimarães, presidente da CAARS, Vereador José Ismael Heinen, representando o presidente da Câmara de POA, Sebastião Melo, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, promotor de Justiça e coordenador do Gabinete de Apoio e Planejamento Institucional, representando o procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, Tenente-coronel Marco Antônio Moura dos Santos e o diretor do Deptartamento de Gestão e Estratégia Operacional da Secretaria de Segurança Pública, representando o secretário, José Francisco Malmann.
Representando entidades, compareceram Cláudio Danckwardt, assessor jurídico e de Gabinete, representando o ouvidor-geral da Segurança Pública, Adão José Correa Paiani, Karen Eidelwein, presidente do Conselho Regional de Psicologia/RS, Pedro Gabriel Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade/RS, professor Rodrigo Moretto, representando o curso de Direito e o Centro Universitário Metodista – IPA, Viviane Senger, representando o Procon/RS, capitão Paulo César Balardin, representando o comandante da Brigada Militar, coronel Nilson Nobre Bueno, Gustavo Dias, representando o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura/RS, jornalista Wanderley Soares, colunista do jornal O Sul, Jeane Cazelato, presidente do Conselho Regional de Educação Física/RS, e Ana Lúcia Piccoli, ouvidora-geral do Estado e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor