Caminhada das Mulheres entrega reivindicações a Poderes


10.03.08 | Advocacia

A Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/RS realizou, em conjunto com o Fórum Estadual da Mulher, a Caminhada das Mulheres em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira. A concentração se deu na Praça da Matriz, na capital. As participantes reivindicaram a implementação de políticas públicas que garantam saúde, educação, trabalho e moradia a todas as mulheres.

Três comitivas da Caminhada foram recebidas em audiências simultâneas no Palácio Piratini, na Assembléia Legislativa e no Palácio da Justiça, nas quais entregaram um documento com as reivindicações.

A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/RS, Carmelina Ida Mazzaro, entregou o documento à juíza corregedora Vera Lúcia Feijó, que recebeu a comitiva do Palácio da Justiça. “Ao Judiciário, especificamente, nós pedimos a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha e a criação dos juizados da violência doméstica, conforme determina a lei”, destaca Carmelina.

A desembargadora Vera Lúcia ressaltou que o TJRS, no momento, estuda a criação de juizados em algumas comarcas, possivelmente seis. “Já é um começo: se conseguirmos criar cinco ou seis juizados a cada gestão, será uma vitória. Precisamos que toda a sociedade faça a sua parcela em relação à luta das mulheres, e o Judiciário fará a sua”, declarou a juíza.

Também fizeram parte da comitiva representantes do Grupo Hospitalar Conceição, da Ilê Mulher, do Sintrajufe, da União Brasileira de Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O grupo pretende marcar nova audiência daqui a um mês, para discutir os retornos das reivindicações.

Após a entrega dos documentos aos três Poderes, a Caminhada seguiu para o Largo Glênio Peres, onde realizou ato final.