|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.08.17  |  Advocacia   

Voto Consciente: “Brasil, Liberta-te! Brasil, saia da inércia, saia do medo e tome a política como sua!”, afirmou o Breier em palestra em Farroupilha

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

“Brasil, liberta-te! Brasil, saia da inércia, saia do medo e tome a política como sua! Nós vamos tentar libertar o País, e isso não é apenas pretensão. Não aguento ver o povo brasileiro com a mesma posição histórica de escravidão. É com força e união que venceremos a corrupção”, bradou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, para os advogados, lideranças e sociedade civil, que assistiram atentos à sua palestra Brasil, Liberta-te. O encontro ocorreu a convite da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) nesta quinta-feira (24) no Restaurante Parque dos Pinheiros.

Durante seu discurso, o presidente da Ordem gaúcha apresentou o seu mais novo projeto: a campanha Voto Consciente, que está sendo preparada para as próximas eleições. “A OAB/RS irá lançar, a partir do ano que vem, este projeto que vai contar com diversas parcerias das 106 subseções, entidades, instituições e associações. O voto consciente é a única forma de tentarmos mudar e fazermos valer a democracia, que hoje está travestida de ditadura. Somos mais de 200 milhões, onde está a representatividade correta disso? ”, argumentou.

Para o dirigente, mudar é necessário, e é através da campanha que a população poderá ser instruída sobre a importância da consciência do voto. “Também é uma luta da sociedade de pegar na mão da política e, juntos, tentar construir as políticas que desejamos. Só podemos fazer isso por meio do voto, colocando, na gestão, aqueles que realmente farão algo pela comunidade”, referiu. “Precisamos descontruir a cultura de 519 anos da história brasileira de escravidão, de passividade, e de manter a cabeça baixa com medo de se expressar. Temos que levar o acesso à informação às pessoas, tirar sua alienação sobre seus direitos fundamentais. O advogado tem um papel fundamental e importantíssimo nisso”, reiterou. “Sabemos que isso será conquistado sem conflitos, mas com serenidade e persistência”, explicou.

Breier convocou os advogados brasileiros a participarem da campanha: “Somos uma rede, temos que nos unir nesse projeto nacional. Temos o dever de honrar a história da Ordem, que já gerou tantas conquistas, defendendo a liberdade e os direitos do nosso povo. A sociedade precisa de nós”, falou.

Em fevereiro, a Ordem gaúcha lançou o projeto de Valorização da Advocacia que, segundo o presidente da OAB/RS, traz a ideia de, além de defender suas prerrogativas, enaltecer a importância do advogado no seu papel cidadão: “Vamos fazer valer nossos direitos fundamentais. A OAB/RS está forte nisso. Por isso, muitos tentam calar a voz do advogado, sendo a advocacia, muitas vezes, atacada. Nossa entidade não vai se furtar, e com diálogo, interlocução e união vai defender a advocacia e a sociedade civil”, disse.

O presidente da subseção de Farroupilha, Rafael Colloda, agradeceu a presença do presidente: “É uma grande satisfação recebê-lo aqui. Com essa aproximação, sentimos a valorização da advocacia da região. Conte com nosso apoio para esta nova campanha”, ratificou. 

O presidente do Conselho Deliberativo da CICS, Maurício Bianchi, destacou que a OAB/RS representa a cidadania e o povo como um todo. “As ações movidas pela entidade visam à garantia do cidadão”, elogiou.

Presenças

Estavam presentes também: procurador-geral de Farroupilha, representando o prefeito do município, Valdecir Fontanella; conselheiro seccional, Daniel Barreto; diretor da Faculdade Cenec, Marcos Ricardo Preto; ex-presidentes da subseção de Farroupilha:  Valter Bianchi; Sidinei Wener; Vili Barbosa; Fernando Sebben; Siliane Ariotti.

 

Caroline Tatsch
Jornalista

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro